Gestão de performance é um conjunto de processos e metodologias que buscam alinhar recursos, pessoas e competências para atingir objetivos de forma eficaz e eficiente. Ela permite avaliar constantemente as ações que trazem retorno positivo para a empresa, determinando em tempo hábil os principais pontos que precisam ser melhorados para atingir as expectativas da organização. Através de processos formais e informais, colabora com o alinhamento dos funcionários e suas atividades com o todo da organização.

E como posso fazer avaliação de performance da minha equipe?
Existem algumas ferramentas de metodologias que podem ser utilizadas constantemente pelo gestor e pela equipe, sendo elas por exemplo:
A metodologia SMART:
Metas SMART é o nome de uma metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos e metas, as quais se baseiam em 5 fatores:
Específico (Specific): os objetivos devem ser específicos, claros e detalhados
Mensurável (Measurable): o objetivo precisa ser traduzido em números, interpretado e manipulado sistematicamente
Alcançável (Attainable): o objetivo precisa ser realista e atingível
Relevante (Relevant): o objetivo precisa ser relevante para a realidade da empresa
Temporizável (Time-Bound): o objetivo deve permitir a fixação de prazos para sua realização.
Indicadores KPI:
Outra ferramenta chave da Gestão de Performance são os indicadores KPI (key performance indicators, do inglês, indicadores-chave de desempenho). Através deles, é possível medir o quanto de seu objetivo e metas foram alcançados. Além de fazer o acompanhamento dos processos, os KPIs facilitam a transmissão da visão e da missão de uma organização a todos colaboradores. Na prática, alguns dos mais importantes tipos de KPIs são: indicadores de produtividade (normalmente, relacionados com a produtividade hora/colaborador ou hora/máquina), indicadores de qualidade (vão abordar números relacionados com desvios, não-conformidades, defeitos, avarias, etc), indicadores de capacidade (uma medição de o quanto um processo pode responder, por exemplo, a um pedido não programado), indicadores estratégicos (mensurar o quanto das metas estratégicas definidas pela empresa), indicadores de lucratividade (mensura o percentual de lucro sobre o faturamento de um negócio), indicadores de vendas (que poderão mensurar desde a taxa de conversão até o ticket médio), e indicadores de recursos humanos (que mensuram componentes objetivos e subjetivos relacionados aos colaboradores), entre outros. Mas para fazer a mensuração desses KPIs é necessário garantir que eles sejam objetivos. Como as metas SMART, eles devem ser mensuráveis, objetivos e verificáveis mas principalmente eles devem ser comunicados aos colaboradores, garantindo um consenso sobre o objetivo definido, e o comprometimento de todos.
Existem diversos KPIs, então é importante identificar e escolher os certos para uma organização. Alguns pontos a se considerar ao fazer essa escolha são: existe disponibilidade para mensurar esse indicador? Isto é importante para a base da minha organização? Isso é relevante para o desempenho do meu negócio? Esse indicador irá facilitar a minha tomada de decisão? Posso fazer essa mensuração de forma periódica?
De fato, os conceitos de KPIs e metas SMART podem ser aplicados também em uma ferramenta de gestão bastante conhecida para aqueles familiarizados com a melhoria contínua: o PDCA.
O ciclo PDCA
A sigla, que representa as quatro fases desse método - Plan, Do, Check, Adjust (do inglês, Planejar, Fazer, Checar e Ajustar) -, e os indicadores estarão presentes em praticamente todas elas.
Ao planejar os objetivos, e processos necessários para entregar os resultados, a organização também deve planejar os indicadores e metas que serão analisados.
Na parte de fazer/executar o planejado, ambos ficarão um pouco de lado, mas eles retornarão à tona na fase de
checar, quando ocorre a mensuração e análise dos resultados obtidos da execução do planejado.
E na fase de ajustar, eles estarão sendo ajustados também, para que um novo ciclo PDCA possa ser iniciado.
Independentemente das metodologias e ferramentas que você escolher, o caminho da gestão de performance é o mesmo: fazer da melhoria contínua um padrão contínuo na sua organização. Para tanto, as métricas e metas devem sair do papel e integrar o dia a dia de todos os membros da empresa, da alta liderança à base. O segredo da execução correta dos sistemas de gestão de performance está no acompanhamento frequente, com reuniões e avaliações, além do comprometimento com as padronizações de processos. Além disso, devido aos avanços constantes da tecnologia, as opções para implementação da gestão de performance se multiplicaram. Confira um exemplo prático do Ciclo PDCA através desse artigo do Canal Sonho Grande.
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