Torne(io) Empreendedor

Atualizado: Mai 11

Sua primeira edição ocorreu em 2017, e mais de 1.000 equipes já participaram da competição.


O Torneio Empreendedor é uma competição nacional, 100% online, de caráter educacional, realizado pela Simulare (empresa de jogos empresariais, que trabalha com simulações de gestão de negócios nas áreas educacionais e corporativas), com os objetivos de estimular o empreendedorismo e desenvolver competências de gestão de negócios através do uso dos jogos e simuladores fornecidos pela empresa.


Foi um prazer conduzir os jogos, orientar e interagir com os participantes. Saber que pudemos contribuir e fomentar gestão e empreendedorismo é muito gratificante. Com o uso do software de simulação gerencial e uma pitadinha de bom humor, acredito que conseguimos agregar a maior parte dos participantes do Torneio"

Foi assim que Tiago Piccinin, coordenador do Torneio, se referiu à sua primeira edição, há dois anos, quando a ideia da competição começava a tomar forma. "Nossa meta inicial era ter 300 equipes inscritas, mas para nossa surpresa, mais de 800 equipes participaram… Foi um pouco assustador, confesso, saber que teríamos que lidar com mais de 1700 alunos, mas tentamos ser precisos nos materiais de apoio e no webinar que realizamos no começo do Torneio para dirimir as principais dúvidas e evitar a frustração dos estudantes".


Assim ele cresceu.


Na edição de 2018, que contou com mais de 1.100 alunos, a 2ª colocada foi a equipe Sapiens formada pelos alunos Athos Rapone Haas, Mateus Rodrigo Boone e Vítor Kehl Matter da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).


Nos possibilitou uma demonstração precisa de como o mercado corporativo pode ser desafiador e extremamente competitivo. Começamos o torneio como “marinheiros de primeira viagem”. Nenhum de nós cursa algo na área de administração ou contábeis. Como chegamos tão longe? Não foi pura sorte. O trabalho em equipe foi essencial para entendermos o simulador, assim como no mundo dos negócios, não é possível desenvolver uma companhia sozinho, portanto dividimos tarefas e conseguimos decifrar o simulador. Agradecemos a todos pela competição acirrada, e que esse torneio possa influenciar pessoas a se tornarem empreendedores muito mais preparados"

Hoje, a i9 Liga de Empreendedorismo está apoiando o Torneio, que está com as inscrições prorrogadas até dia 7 de abril - ou fecharem 800 equipes.



Participe e confira o material que a i9 disponibilizou para ajudar os participantes da competição a desenvolverem suas habilidades no meio empreendedor.


Mas afinal, como funciona?



As equipes devem realizar a inscrição e efetuar o pagamento. As equipes inscritas irão competir entre si no decorrer do torneio em, pelo menos, uma etapa.


Aqui a i9 tem uma surpresa para você: como apoiadores, estamos disponibilizando o nosso cupom de desconto para você realizar a inscrição da sua equipe no Torneio. Você pode fazê-la clicando aqui.



As atividades são organizadas por um cronograma prévio que estabelece o início, fim e prazos limites para cada uma das etapas, que pode ser consultado aqui.


As melhores equipes – aquelas que mais pontuarem – avançam para a segunda, terceira e, posteriormente, para quarta e última etapa.



A pontuação é obtida por meio de dois jogos: o quiz (perguntas e respostas), sobre gestão, empreendedorismo e finanças; e o jogo de negócios que permite às equipes simularem a gestão de uma empresa em um ambiente altamente competitivo, tomando diversas decisões com base em notícias, relatórios e gráficos financeiros, contábeis e gerenciais.


Serão R$ 16.000 em premiação! Mas se liga, porque as inscrições estão abertas só até dia 7/04!


Foram momentos de muita diversão, tensão e aprendizados. Estimularam mais ainda a nossa vontade de querermos ser empreendedores e a confiarmos no nosso potencial. O jogo parecia bem simples no início e a cada etapa o desafio aumentava, mas a última etapa… caramba, foi bem instigante ao ver o quão complexa ela era e o quanto tinha para aprender. E sim, erramos em várias decisões, tivemos muitas frustrações, mas aprendemos com os erros e melhoramos. Esperamos que o torneio cresça e fique a cada ano mais competitivo. Se dependesse da gente, teria uma nova etapa todo mês, pois é uma atividade da qual já estávamos nos acostumando a ter a cada semana que passou. Gostei bastante de ter participado, não me inscrevi com expectativas de ganhar, apenas de ver até onde eu conseguia chegar. Fico muito orgulhoso em poder ter levado o prêmio pra minha universidade e aqui pro nordeste. ”

Equipe campeã de 2018, Tanzanite, da UFRN.


Não perca esta chance!


Mais informações em www.torneioempreendedor.com.br


Desenvolva. Impacte. i9.


24 visualizações