O Pinterest é uma rede de social de compartilhamento de imagens onde
membros podem criar criar boards de acordo com temas e assuntos de
interesse, e compartilhar ideias e fotos com seus amigos e seguidores. É
uma rede social voltada para o seu futuro – seja para guardar aquela receita
que você quer fazer para os amigos ou para ter todas aquelas frases
inspiradoras em um só lugar.
No Brasil, é a sétima rede social com maior número de usuários, e as
empresas estão a cada dia encontrado métodos mais criativos de usar esse
número a seu favor, principalmente gerando conteúdo visual. Apesar disso,
apenas 8,5% das empresas do país fazem uso dessa ferramenta – então se
você procura um local para se destacar na web, começe a investir nessa
plataforma!
Ferramentas
O Pinterest tem muitas ferramentas para serem usadas e ele consegue
disponibiliza-las em um interface supreendentemente fácil de usar. Ao criar
uma conta, você deve inserir um nome para a sua empresa, que será
traçado a todos os pins que tiver na sua conta – além disso, você terá um
nome de usuário, que é pode ser visto no seu url. Os perfis contam também
com uma descrição de 200 caracteres, procure sempre usar algumas palavras-chaves que possam trazer outros usuários ao seu perfil (o Google Analytics é perfeito para isso!). Você também pode informar uma localização para a sua empresa, e linkar o seu website e perfis em outras
redes sociais com o seu perfil no Pinterest.
O site compartilha imagens entre usuários pelo botão pin, a partir dele você
pode salvar imagens em diversos álbuns, que podem ser ramificados em
seções. O usuário é livre para criar quantos álbuns ele desejar, normalmente
separando eles por temática. É a partir dos álbuns que a empresa pode
formar sua imagem na rede, compartilhando conteúdo midático de sua
criação. Álbuns podem sem compartilhados para que vários usuários
possam contribuir na sua concepção, é uma ótima forma de se relacionar
com clientes em potencial!
Além dos pins comums – que devem conter uma imagem com menos de 10
MB, título, descrição e local de origem – existem também os rich pins. Rich pins oferecem mais contexto para uma ideia, por eles mostrarem
informação extra em um pin. Eles são divididos em pins de produto, que
informa o preço atual, aviabialidade e informações onde comprar um certo
produto; pins de receita, com a quantia certa de ingredientes e tamanho de
porções; pins de artigo, capazes de salvar histórias mostrando um título,
autor e resumo; e por fim os pins de app, que contém um botão de
download de app sem sair do Pinterest.
Beleza, mas como eu tiro proveito disso para o meu negócio?
A otimizaço dos moteres de pesquisa é essencial para todo a plataforma com a ferramenta de busca, e com o Pinterest não é diferente. O uso de palavras chaves, tanto nos títulos de álbuns quanto nas descrições de sua
empresa e pins, aumenta a sua visibilidade na plataforma exponencialmente.
Em segundo, procure fazer uploads de imagens a partir do seu website, para aumentar sua presença em ambas as redes. Você também pode fazer uploads diretamente do Facebook, Instagram e outras plataformas. Adicione o botão Pin it ao seu website, para que outros usuários possam facilmente fazer compartilhar o seu conteúdo a partir da sua página.
Você também pode adicionar comentários a pins, e esta é uma ótima maneira de se relacionar com clientes e conquistar seguidores. Seguir outras empresas que estejam no Pinterest também é uma ótima forma de conhecer os seus respectivos conteúdos e ter novas idéias sobre o que compartilhar em seu perfil.
O Pinterest é uma plataforma que trabalha extremamente bem com valores e ideias, e como transmitir a imagem de uma empresa de uma maneira impactante. Criar álbuns visualmente interessantes torna seu perfil muito mais memorável que pins avulsos. Sempre deixe a temática de um álbum bem estabelecida, e tenha definido que tipo de conteúdo você pretende compartilhar.
Então, se você acredita que uma imagem vale mais que mil palavras, o Pinterest é a plataforma certa para você!