top of page

Oportunidade e vendas: minissérie Madame C. J. Walker da Netflix como exemplo de empreendedorismo

Compreender a demanda do mercado consumidor para vender a solução é dos primeiros passos para construir um negócio rentável. Madame C. J. Walker é um grande exemplo de como esse fato é verdadeiro. Ela é conhecida como a primeira mulher a se tornar milionária nos Estados Unidos, além de ter sido uma grande empreendedora, filantropa e ativista política e social. Por muito tempo, foi uma grande dificuldade encontrar produtos de beleza para quem tivesse cabelo cacheado ou crespo. Motivada por problemas capilares próprios, Madame C. J. Walker percebeu essa demanda como uma oportunidade. A trajetória de como ela transformou essa questão num negócio de sucesso é visto na minissérie Madame C. J. Walker (em inglês: Self-made), que estreou na Netflix em 2020, e está em seu catalogo até o momento. Nessa minissérie, é possível encontrar vários exemplos de como perseguir uma oportunidade e saber como vender podem transformar o empreendimento em sucesso.


Quem foi Madame C. J. Walker?


Sarah Breedlove, conhecida posteriormente como a famosa Madame C. J. Walker, nasceu no ano de 1867, quatro anos após a abolição da escravidão nos Estados Unidos. Ela foi a primeira de seus cinco irmãos a nascer livre. Mesmo assim, teve uma história de muita luta, a começar por ter ficado órfã com apenas sete anos e acabou mudando-se da Luisiana para a casa de sua irmã mais velha no Mississipi. Começou a trabalhar desde muito nova, casou-se com 14 anos, teve uma filha chamada A'Lelia, nascida em 6 de junho de 1885. Porém, Sarah acabou ficando viúva dois anos após o nascimento de sua filha. Nessa época, ela trabalhava como lavadeira, e até chegou a ter um segundo marido, porém o abandonou pouco tempo depois e mudou-se para o Colorado. Em 1906, Sarah conheceu Charles Joseph Walker, um vendedor de publicidade de jornais, e foi graças a esse casamento que ficou conhecida como Madame C. J. Walker. Sempre batalhando, Sarah quis ser mais que uma simples lavadeira, e ajudar a todos. E com o tempo, ela descobriu como.


A oportunidade


No início da minissérie, os problemas capilares de Madame C. J. Walker (interpretada pela atriz Octavia Spencer) já são apresentados, causados pela rotina extensa de trabalho e problemas familiares, fazendo uma conexão de como os problemas capilares eram recorrentes naquela época. Ajudada por Addie Monroe (Carmen Ejogo), Madame C. J. Walker acreditava que poderia ajudar mais mulheres que sofriam da mesma situação que ela e começou a investir em sua própria empresa e em produtos capilares. A motivação dela em perseguir essa oportunidade como grande chance de negócio é um dos fatores que marcam muito a série e demonstram como isso pode ser um pilar muito importante na construção de empreendimento.

Existem diversos significados do termo oportunidade, mas para o empreendedorismo, acontece quando é possível oferecer um produto ou serviço que atenda a demanda de um público-alvo. A preocupação com o começo de um negócio e se é válido ou não investir em uma oportunidade é sempre um fator que abala muitos empreendedores. Mas assim como demonstrado na minissérie, ter confiança e motivação é o primeiro passo para perseguir o sucesso do negócio. Sem essa confiança, Madame C. J. Walker teria desistido da ideia na primeira vez que alguém disse que ela não venderia seus produtos e não teria tido o sucesso e o êxito que ela teve.



O segredo das vendas


Uma das dificuldades que também é retratada na série é quando Madame C. J. Walker inicia a vender os produtos capilares. Como passar a ideia de que seu produto funciona? Como conseguir abordar os clientes? A série retrata muito bem a protagonista contornando essas questões ao usar sua própria história para desenvolver uma conexão ou relacionamento com seus clientes. E é exatamente sobre isso que vendas significam saber a “dor” do cliente, construir um relacionamento, e suprir essa demanda. Bons empreendedores são aqueles que conseguem engajar as pessoas em sua volta e vender suas ideias a elas. Alguns passos são importantes a serem seguidos para que isso seja possível:


  1. Conheça bem seu produto: É essencial saber o que está vendendo e como o produto ou serviço influenciam na vida dos clientes.

  2. Abordagem: Ser simpático e empático com os clientes.

  3. Pesquisar e entender o público alvo: Conhecer os clientes, estabelecer uma boa relação e entender as necessidades deles é ótimo para saber como o produto ou serviço vai ajudá-los.

  4. Relacionamento com o cliente: Conhecer os motivos que fizeram o cliente ficar interessado em procurar o produto ou serviço.

  5. Apresentação: Conquistar o cliente demonstrando como o produto vai ajudar.

  6. Pós-vendas: Passar segurança para o cliente através de um acompanhamento demonstra um serviço de qualidade e ajuda o cliente a procurar o negócio novamente.

O processo de vendas é o um dos mais importantes do negócio, e desenvolver as competências para se tornar um bom vendedor demandam dedicação, esforço e treinamento. A minissérie é interessante para exemplificar exatamente esse processo, pois foca em como a protagonista aborda e demonstra a importância de seus produtos com uma boa narrativa, para com seus clientes e até investidores.

No primeiro episódio da série, Madame C. J. Walker, faz uma tentativa de vender os primeiros produtos capilares em uma praça. Lá ela começa a chamar atenção do público com frases de efeito como: “Cabelo é poder. Você não imagina o que é perdê-lo”, ou “Precisam fazer mais dinheiro?”, ou “Dizem que somos feias, que não temos o visual certo”. Isso cativou uma certa audiência, e ouvindo o testemunho de algumas mulheres durante a conversa, ela foi explicando como seus produtos podiam ajudá-las. Isso é um dos exemplos mais significativos da série e demonstra uma grande estratégia de vendas.


O que podemos tirar da história da Madame C.J.Walker


Existem diversas outras lições e exemplos que podemos tirar da trajetória da Madame C. J Walker, pois a minissérie aborda outras várias pautas importantes como empoderamento feminino, antirracismo, colorismo, entre outros. Mesmo sendo um breve recorte de toda a trajetória da protagonista, é uma série interessante que mostra um pouco da relevância da oportunidade de um bom negócio e um exemplo interessante sobre o processo de vendas. Toda a produção é um pacote completo de aprendizado e necessário de ser assistido para quem estiver interessado em empreendorismo.


Escrito e revisado por: Fernando Benso Lopes


Referências:


https://revistacontinente.com.br/edicoes/233/a-vida-e-a-historia-de-madam-c-j--walker

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/madam-cj-walker/

https://feededigno.com.br/serie/critica-madam-c-j-walker/

https://www.sebrae-sc.com.br/blog/empreender-com-um-foco

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/passos-venda-perfeita

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/a-importancia-de-um-bom-processo-de-vendas,cad17b6c5e372610VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=estadual&codUf=16

https://www.sebraeatende.com.br/artigo/sabe-como-identificar-uma-oportunidade-de-negocios

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/passos-venda-perfeita




135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page