Menos de 50 e já aposentado?

Atualizado: Mai 11

Mas não estavam falando em reforma da previdência?


Conheça a galera do FIRE: " financial independence, retire early".


Esse movimento está se tornando cada vez mais popular.


Mas, se você acha que a aposentadoria nesses casos significa não fazer nada e pescar o dia inteiro, você está muito enganado.


Funciona mais ou menos assim: os adeptos desse estilo de vida vivem o mais austeramente possível, economizando metade de sua renda ou mais entre os 20 e os 40 anos, de forma que, a partir da idade que desejarem, possam escolher com o que trabalhar.


Trata-se de independência financeira: o objetivo é ter uma poupança suficiente e viver da maneira mais simples, dedicando-se a fazer algo mais do que buscar mais dinheiro ou batalhar por promoções no trabalho, ou se preocupar em pagar as contas no banco.


É sobre ter a opção de poder trabalhar no que quiser, e entregar resultados cada vez melhores (para você).


A revista Época entrevistou Barney Whiter, um economista e professor britânico que, ao entrar na onda de "economizar mais cedo" não se deu conta que estava aderindo ao movimento FIRE.


Os seres humanos têm uma necessidade intrínseca ao trabalho. Precisamos nos sentir como membros valiosos da sociedade e isso não vai mudar só porque temos muito dinheiro no banco"

Hoje, com 48 anos, está aposentado há 5.


Mas como essas pessoas ocupam seu tempo na aposentadoria?


Com certeza você já leu algum blog ou escutou um podcast. Sabia que grande parte deles são escritos/gravados por aposentados ou por pessoas que usam essa plataforma para ganhar um dinheiro extra para agilizar a aposentadoria?


Mas, é preciso ter cuidado e não exagerar.


Gwen Merz tem 28 anos e possui um patrimônio de US$ 200 mil (principalmente em propriedades, ações e dinheiro). Também adepta do movimento FIRE, a americana pediu demissão em 27 de março deste ano e agora apresenta o podcast Firedrill: "Não estou aposentada, ainda tenho que trabalhar, mas tenho a liberdade de escolher algo de que realmente goste e que não pague tanto".


São escolhas.


Um videogame novo, uma festa, uma bebida, etc.


você deve ser capaz de viver melhor, mas isso não significa que você tenha que gastar muito dinheiro".

Além do mais, todo tipo de poupança é válida.


Não apenas para a aposentadoria, mas para realizar algum sonho - viagem, carro, casa própria, etc.


O importante é saber investir bem os dois principais recursos que nós temos: tempo e dinheiro.


Não faz sentido viver miseravelmente por 20 anos apenas para poder viver miseravelmente por mais 20 anos depois do trabalho"
47 visualizações