“Eu acredito profundamente, com toda minha crença que, em 2018, nós
somos ciborgues.” – Rapha Avellar, CEO da Avellar Media
Pode parecer loucura ler para uma frase como essa, mas eu não acho que
estou sozinha ao dizer que meu celular é uma extensão do meu braço. O
argumento de Rapha é que a internet amplia nossa capacidade analítica e
nossa meio de captação de informação – nós vivemos através de um celular.

Isso se comprova facilmente: você sabia que o brasileiro passa em média
nove horas por dia na internet? Não é a toa que o termo marketing digital
tenha se tornando um pulmão para a maioria das empresa. Vivemos em
uma era que toda a informação que você precisa está a alguns cliques de
distância. Com uma campanha digital bem formulada, é possível atingir o
seu público-alvo na hora certa, mensurando resultados facilmente e de
modo muito mais barato que o publicidade convencional. Quer saber mais
sobre como aumentar a sua presença pela web? Confira as técnicas que
separamos para você!
Mídias Sociais
62% da população brasileira está ativa em pelo menos uma rede social. As
principais plataformas ainda são o Youtube, o Facebook, o Whatsapp e o
Instagram, respectivamente. Passamos em média quase quatro horas
diárias nas mídias sociais. A presença em plataformas como essas é
essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, e outras mídias
sociais um pouco menos populares podem ser extremamente valiosas
também, como Twitter, Pinterest e Linkedin. Através de sites como esses, é
possível definir o perfil de seu cliente – desde horários online até seus
interesses. É por meio das redes sociais que seu empreendimento pode
estabelecer um meio de comunicação informal com os seus seguidores.
SEO
O Search Engine Optimization, em português otimização de sites de busca,
é um conjunto de técnicas que permite melhorar seu posicionamento nos
resultados orgânicos em sites de busca como o Google. Através do SEO, é
possível aumentar o número de visualizações de seu website, tornando a
página mais relevante para seu público. Um SEO bem elaborado é
preferencial à links patrocinados, não só por ser muito mais barato, mas
também por resultados orgânicos (não pagos) atingirem um número muito
maior de cliques – normalmente por ser muito mais preciso em relação ao
que o usuário busca.
Os fatores que o Google avalia para fazer o rankeamento de sites podem ser classificados como On page ou Off page. Como o nome sugere, os fatores On page tem a ver com desde a qualidade do conteúdo e tamanho na página a tempo de
carregamento da página e de permanência dos usuários na mesma. Fatores
Off page estão relacionados com fatores externos a sua página, como backlinks e sinais sociais. Uma das estratégias mais eficazes do SEO ainda é o uso de
palavras chaves – isto é, entender que palavras possíveis clientes se interessariam
ao realizar uma busca em sites de pesquisa, e fazer uso delas respeitando
a semântica do site.
Native Advertising
A estratégia de native advertising ou anúncios nativos é uma forma de
publicidade que se camufla entre artigos e postagens dentro de um website
ou rede social. Parece uma descrição estranha? Os anúncios nativos podem
ser normalmente encontrados naquelas seções de recomendados para você
ou publicação sugerida e ao contrário de um banner ou anúncio pago ele
não provoca aquela rejeição imediata, por ter um conteúdo semelhante ao
artigo que você estava lendo anteriormente. Existem várias plataformas de
native ads sendo as mais populares no Brasil: Taboola, Outbrain e Uol Ads.
As campanhas de publicidade nativas costumam a ter um custo muito
inferior quanto comparadas a campanhas de marketing tradicional, e são
capazes de antingir um público de qualidade e interesse muito mais elevado.
Basta a você decidir quanto empregar essa ferramentas!
Inbound Marketing
O inbound marketing busca tornar sua empresa atraente para clientes e
potencial, de modo que o consumidor busque pela empresa, e não o
contrário. O grande segredo por trás disso é construir conteúdo e realizar
atividades dignas de atenção e publicá-las em seu blog ou rede social. A
partir deste é possível converter o seu visitante em Leads, ou seja, fazer
com que ele passe suas informações em troca de um benefício. Você já deu
seu e-mail para ter acesso aquele eBook grátis que achou interessante?
Nesse momento você estava se tornando um cliente em potencial. A
terceira etapa é se relacionar com o cliente: é pouco provável que esse
potencial consumidor esteja no momento de compra, mas é possível
desenvolver o contato por meio newsletters e emails promocionais até este
o momento em que o cliente esteja interessado em uma compra. Ou seja, o
contato do cliente com um vendedor ocorre muito depois de uma compra
tradicional, e é inciado pelo interesse do cliente pelo produto.