Marketing Digital: Estratégias de baixo custo que você precisa conhecer

“Eu acredito profundamente, com toda minha crença que, em 2018, nós

somos ciborgues.” – Rapha Avellar, CEO da Avellar Media


Pode parecer loucura ler para uma frase como essa, mas eu não acho que

estou sozinha ao dizer que meu celular é uma extensão do meu braço. O

argumento de Rapha é que a internet amplia nossa capacidade analítica e

nossa meio de captação de informação – nós vivemos através de um celular.


Isso se comprova facilmente: você sabia que o brasileiro passa em média

nove horas por dia na internet? Não é a toa que o termo marketing digital

tenha se tornando um pulmão para a maioria das empresa. Vivemos em

uma era que toda a informação que você precisa está a alguns cliques de

distância. Com uma campanha digital bem formulada, é possível atingir o

seu público-alvo na hora certa, mensurando resultados facilmente e de

modo muito mais barato que o publicidade convencional. Quer saber mais

sobre como aumentar a sua presença pela web? Confira as técnicas que

separamos para você!


Mídias Sociais


62% da população brasileira está ativa em pelo menos uma rede social. As

principais plataformas ainda são o Youtube, o Facebook, o Whatsapp e o

Instagram, respectivamente. Passamos em média quase quatro horas

diárias nas mídias sociais. A presença em plataformas como essas é

essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, e outras mídias

sociais um pouco menos populares podem ser extremamente valiosas

também, como Twitter, Pinterest e Linkedin. Através de sites como esses, é

possível definir o perfil de seu cliente – desde horários online até seus

interesses. É por meio das redes sociais que seu empreendimento pode

estabelecer um meio de comunicação informal com os seus seguidores.


SEO


O Search Engine Optimization, em português otimização de sites de busca,

é um conjunto de técnicas que permite melhorar seu posicionamento nos

resultados orgânicos em sites de busca como o Google. Através do SEO, é

possível aumentar o número de visualizações de seu website, tornando a

página mais relevante para seu público. Um SEO bem elaborado é

preferencial à links patrocinados, não só por ser muito mais barato, mas

também por resultados orgânicos (não pagos) atingirem um número muito

maior de cliques – normalmente por ser muito mais preciso em relação ao

que o usuário busca.


Os fatores que o Google avalia para fazer o rankeamento de sites podem ser classificados como On page ou Off page. Como o nome sugere, os fatores On page tem a ver com desde a qualidade do conteúdo e tamanho na página a tempo de

carregamento da página e de permanência dos usuários na mesma. Fatores

Off page estão relacionados com fatores externos a sua página, como backlinks e sinais sociais. Uma das estratégias mais eficazes do SEO ainda é o uso de

palavras chaves – isto é, entender que palavras possíveis clientes se interessariam

ao realizar uma busca em sites de pesquisa, e fazer uso delas respeitando

a semântica do site.


Native Advertising


A estratégia de native advertising ou anúncios nativos é uma forma de

publicidade que se camufla entre artigos e postagens dentro de um website

ou rede social. Parece uma descrição estranha? Os anúncios nativos podem

ser normalmente encontrados naquelas seções de recomendados para você

ou publicação sugerida e ao contrário de um banner ou anúncio pago ele

não provoca aquela rejeição imediata, por ter um conteúdo semelhante ao

artigo que você estava lendo anteriormente. Existem várias plataformas de

native ads sendo as mais populares no Brasil: Taboola, Outbrain e Uol Ads.

As campanhas de publicidade nativas costumam a ter um custo muito

inferior quanto comparadas a campanhas de marketing tradicional, e são

capazes de antingir um público de qualidade e interesse muito mais elevado.

Basta a você decidir quanto empregar essa ferramentas!


Inbound Marketing


O inbound marketing busca tornar sua empresa atraente para clientes e

potencial, de modo que o consumidor busque pela empresa, e não o

contrário. O grande segredo por trás disso é construir conteúdo e realizar

atividades dignas de atenção e publicá-las em seu blog ou rede social. A

partir deste é possível converter o seu visitante em Leads, ou seja, fazer

com que ele passe suas informações em troca de um benefício. Você já deu

seu e-mail para ter acesso aquele eBook grátis que achou interessante?

Nesse momento você estava se tornando um cliente em potencial. A

terceira etapa é se relacionar com o cliente: é pouco provável que esse

potencial consumidor esteja no momento de compra, mas é possível

desenvolver o contato por meio newsletters e emails promocionais até este

o momento em que o cliente esteja interessado em uma compra. Ou seja, o

contato do cliente com um vendedor ocorre muito depois de uma compra

tradicional, e é inciado pelo interesse do cliente pelo produto.

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