HOME OFFICE: 5 dicas para ser ainda mais produtivo

Uma dúvida, você já está em home office ou pretende começar? Independente da resposta, a intenção a partir de agora é agregar estratégias a sua rotina.


O home office está cada vez mais presente para diversas formas de trabalho. Entretanto, por ser, extremamente, atrativo causa alguns questionamentos, afinal como administrar e “separar” a rotina pessoal da profissional? Na busca de recursos, veja abaixo:


1 - Considere o seu home office como algo bom

Descubra o que melhor se enquadra às suas necessidades e manias, esse artigo até pode ser um caminho a produtividade tão desejada, mas só quem sabe o que melhor funciona para si é você mesmo. Nada de precipitação, tudo que é novo pode levar um tempo até a adaptação. Mas, acredite você gostar desse trabalho pode fazer toda a diferença. Então, sem enrolação se organiza e concentra nas suas obrigações. O objetivo é tornar seu home office não só eficiente, mas também prazeroso.

2 - Gerencie seu tempo Quando trabalha-se de forma remota, principalmente, se for da nossa própria casa, tem se a sensação de se ter uma infinidade de tempo e atividade externas, por ora, mais urgente. CUIDADO, essa impressão é fatal para a sua produtividade. Por isso, que tal estabelecer horários (fica tranquilo, a intenção não é lhe restringir a expedientes) para trabalhar, como dito antes, você sabe o que melhor lhe cabe.

Não importa o turno, simplesmente agende-se, marque prazos, metas diárias e contínuas, liste o que precisa ser feito hoje, grandes pautas tendem a descentralizar suas tarefas, então se for preciso se programe para todos os dias em algum horário, pode ser antes de dormir, fazer a listagem para o dia seguinte. Ahh, e não esqueça de ir riscando/apagando o que já foi concluído.

Para quem se interessar temos outro artigo que trata sobre a nova produtividade disfarçada de ócio criativo nesse período de pandemia. Dá uma conferida aqui.


Vale lembrar que se você não é muito adepto de anotações e planejamento das tarefas de forma manual, se liga que tem várias alternativas digitais para o seu problema, como Google Agenda, Evernote Trello, Todoist, entre diversos outros.


3 - Sem distrações

Não adianta altos planejamentos, se você morre na praia com uma notificação de Whatsapp, barulho na televisão da sala ou com uma conversa dos familiares. Mas, então, como resolver isso? A resposta pode até ser fácil, de se ler, só que acredite na prática vai lhe exigir muito foco e comprometimento. Começando pelo básico, desative as notificações, afaste o celular de si, ou se possível até programe-se para mantê lo desligado por um período do tempo.

Quanto a televisão, tem-se um ponto muito importante de se abordar, você não está sozinho nesse ambiente, por isso tente conversar ao máximo com quem reside para apresentar seus horários e pedir que nesses momentos diminuam o volume da televisão, adiem um pouco seus comentários, perguntas ou, até mesmo, ver se você está bem. E é claro feche a porta.

Caso você consiga se concentrar melhor com música, não exite em procurar as que melhor se adaptam a sua atenção, fica aqui uma sugestão que, particularmente, ajuda muito a autora desse artigo.

4 - Clichês

Sim! Clichês serão abordados! Por mais que já sejam parte do senso comum cuide da sua alimentação, ela é fundamental para seu humor, ânimo, atenção, memória e, óbvio, produtividade, nada de deixar de comer para “render mais” no seu home office. Agora, atenção, é normal que em momentos de cansaço nosso rendimento baixe, logo cuide muito bem do seu sono, descanse. Parece até discurso de mãe, mas é verdade, faça esse teste e diga o que achou.

5 - Aprenda a hora certa de parar

Faça pausas entre as atividades do trabalho, tome água, saia, caminhe, isso é fundamental, também. Mas, mais do que isso saiba quando parar, o trabalho não precisa durar 24 horas por dia. Independente, do seu rendimento. Conseguiu fazer tudo que tinha para fazer hoje? Se sim, ótimo, do contrário, paciência, amanhã se recupera. Não insista, conheça suas limitações, não se cobre tanto, ninguém merece já começar o expediente frustrado pelo dia anterior.

31 visualizações