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GLOSSÁRIO DA LIGA i9: Conheça os principais termos das startups

Estima-se que de 2015 a 2019, o número de startups cresceu 207%, saltando de 4.100 para 12.700 (segundo a Associação Brasileira de Startups), em 2021, o Relatório 2021 Wrapped Brazilian apontou que as startups brasileiras contrataram mais de 100 mil pessoas. Com esses dados, percebe-se que esse ramo vêm se expandindo cada vez mais no país, com isso, surgem também as dúvidas em relação aos conceitos, metodologias e estratégias utilizados, por isso, a Liga I9 decidiu criar esse glossário, com objetivo de descomplicar esses termos e ajudar a "desmistificá-los" cada vez mais para quem se interessar. Aporte de capital

Benchmark

Break even point

CEO

COO

CFO

CMO

CTO

Fintech

Growth Hacking

KPI

LTV (Lifetime value)

Lean startup

“MVP” (Minimum Viable Product)

Pitch

Pitch deck

Elevator pitch

ROI (return over investment)

Stakeholder

Valuation

Earnout

Franchising

Incubadoras

Séries A, B, C, D…

TAM, SAM e SOM

Venture capital

Aporte de capital

O aporte de capital é o auxílio financeiro que uma empresa recebe através de investidores, esse dinheiro pode ser utilizado tanto para tirar as ideias do papel e iniciar o seu negócio quanto para expandir uma empresa já desenvolvida.



Benchmark

É um processo de estudo de concorrência, segundo a Exame, o benchmark “consiste em comparar a performance de uma empresa com a de outras organizações, identificando o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado” e pode ser utilizado nas mais diversas áreas da empresa.


Break even point

Ou, traduzindo, “o ponto de equilíbrio” da empresa. É a métrica que indica a partir de quando sua empresa passará a dar lucro. O momento de equilíbrio ocorre quando os custos e as despesas operacionais se igualam à receita, dessa forma, qualquer faturamento acima desse ponto pode ser considerado lucro.


CEO

É o diretor executivo da empresa, esse é o cargo mais alto da hierarquia, por isso, os outros C-levels se reportam ao CEO, que também é responsável por representar a empresa em momentos importantes para levantar capital e por desenvolver um plano de ação para manter o negócio funcionando de forma unificada e organizada.


COO

É o chefe de operações, responsável por supervisionar a parte de processos internos da empresa, garantindo que as operações estão funcionando corretamente.


CFO

É o diretor financeiro da empresa, este cargo gerencia os recursos e garante que a empresa mantenha uma estrutura financeira eficiente, controlando metas e informando os investidores.


CMO

É o diretor de marketing da empresa, esse setor deve trabalhar em conjunto com os outros diretores para garantir que as estratégias desenvolvidas estejam alinhadas com os valores e objetivos da empresa.


CTO

É o diretor de tecnologia, responsável pela infraestrutura tecnológica da empresa e pelo desenvolvimento de novos produtos, não estando limitado apenas a empresas de tecnologia, esse cargo também pode existir em outros setores.


Fintech

Fintech é uma abreviação do termo financial technology, traduzido como: tecnologia financeira. Dessa forma, é o conceito utilizado para se referir às empresas que, diferentemente das empresas tradicionais, desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais (como Nubank e PicPay).


Growth Hacking

É uma maneira de trabalhar o crescimento da sua empresa usando como base hipóteses e experimentos para descobrir o que funciona ou não para o seu negócio. Para iniciar uma estratégia de growth hacking um dos passos é, primeiramente, otimizar os processos que já existem na empresa, além de utilizar processos que já foram testados e validados pelo mercado.


KPI

São os Indicadores-Chave de Performance utilizados para analisar os indicadores de um negócio e, assim, os gestores e as equipes de marketing saibam exatamente o que está dando retorno ou não para a empresa.


LTV (Lifetime value)

É um indicador que ajuda a empresa a entender quais esforços e recursos valem a pena e estão sendo eficientes para conquistar novos clientes. O LTV é a estimativa da receita média que um cliente irá gerar durante sua vida como cliente.

Por exemplo, uma faculdade que dura 5 anos e tem uma mensalidade de 1.600 reais teria um LTV de 96.000 (1.600 x 12 meses x 5).

A fórmula padrão para calcular o LTV é: Ticket Médio x Tempo de retenção de clientes.


Lean startup

A fim de superar os desafios do gerenciamento de startups, muitas empresas têm buscado estratégias e metodologias para conseguirem gerir e “enxugar” os custos e os possíveis obstáculos. Esse método foi desenvolvido pelo americano Eric Ries, onde ele ensina como direcionar seus esforços para manter o crescimento acelerado.

Segundo Ries, o início da startup deve ser barato e rápido, para explicar isso, ele criou o termo “MVP” (Minimum Viable Product), afirmando que a empresa deve fazer primeiramente uma versão simples do seu produto com o mínimo de recursos para que funcione e logo coloque no mercado. A partir das críticas e feedbacks dos usuários, deve-se aperfeiçoar com novas versões. O importante é crescer de acordo com as respostas do mercado.

Exemplo de empresas que utilizam essa metodologia: Amazon, Facebook, Easy Taxi, etc.


Pitch

É uma apresentação curta e objetiva sobre sua empresa ou projeto, geralmente feita para investidores ou empreendedores em busca de capital, sócios, parcerias ou clientes;


Pitch deck

É o material de apoio para a apresentação do pitch. É preciso ter uma ordem de apresentação e planejamento para atrair a atenção do seu público.


Elevator pitch

É uma técnica utilizada para gerar uma boa impressão ou apresentar o seu negócio em 1 minuto. A ideia principal é: se você encontrasse um potencial cliente no elevador e tivesse apenas o tempo da viagem para apresentar o seu negócio, como você faria?


ROI (return over investment)

É uma métrica utilizada para a empresa saber qual foi o retorno obtido após um investimento, ou seja, o quanto ganhou em relação ao custo que obteve. O indicador fornece o resultado final de cada ação ou campanha, incluindo os custos com novas ferramentas para a área, e pode ser aplicado na área de marketing, de tecnologia, de recursos humanos e financeiros, entre outros.

ROI = receita - custo / custo


Stakeholder

São as partes interessadas de um projeto. Para Freeman, na Teoria dos Stakeholders, é preciso que as empresas levem em consideração diversos componentes da sociedade para a tomada de decisão. Saber quem são esses stakeholders é fundamental para alinhar as expectativas e saber como agir com cada um, visto que eles influenciam -em diferentes níveis- a empresa.

Exemplos de stakeholders: Gestores da empresa; Funcionários; Fornecedores; Clientes; Sindicatos; Comunidade.


Valuation

É o processo de estimação do valor da empresa através de um modelo quantitativo, mas não exato. Os investidores podem utilizar diferentes premissas para essa avaliação, o que pode variar de acordo com as percepções individuais.

Existem três formas de fazer a avaliação da empresa: 1. Renda (fluxo de caixa descontado) 2. Mercado (Múltiplos ou cotação) 3. Ativos (Valor de liquidação ou contábil)


Earnout

É um mecanismo de contrato utilizado em fusões e aquisições de empresas. Como visto, o cálculo do valuation da startup nem sempre é exato, podendo haver diferenças entre os envolvidos na compra e venda em relação ao preço da empresa. Com isso, surge a importância da cláusula de earnout que torna possível estabelecer valores que serão pagos ao vendedor da startup futuramente, levando em consideração os resultados gerados pelo negócio após a venda.

A viabilização da cláusula de earnout pode estar associada a diferentes critérios, como: 1. métricas de desempenho da startup 2. performance de vendas 3. receita e lucratividade 4. melhoria dos indicadores financeiros e econômicos 5, obtenção de licenças, patentes e registro de marca.


“O comprador paga uma parte à vista pela sua empresa e a outra parte fica condicionada à performance futura do negócio.

Se a startup realmente apresentar os resultados prometidos, o comprador paga a parcela ou parcelas restantes correspondentes ao earnout.” - Comece com o Pé Direito


Franchising

Modelo de franquias, onde o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.


Incubadoras

São instituições que ajudam micro e pequenas empresas com suporte gerencial, administrativo e mercadológico, além de apoio técnico para o seu desenvolvimento, por isso, são consideradas o principal lócus de formação de pequenos negócios inovadores.

As consultorias das incubadoras envolvem diversas áreas, como gestão empresarial, tecnológica, marketing, captação de recursos, contabilidade, engenharia de produção e propriedade intelectual, etc.


Por exemplo, na UFSM, temos a Pulsar, criada em 2015, que apoia empreendimentos de base tecnológica e empresas juniores, vinculadas à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação, buscando a difusão do conhecimento, de novas tecnologias e de práticas inovadoras.


Séries A, B, C, D…

A Série A acontece quando a startup já possui um modelo de negócio construído, com clientes e receita, além de demonstrar potencial para crescer e aumentar a receita. Geralmente, os investimentos dessa série ficam entre US$2 milhões e US$15 milhões, segundo a Fundz.

A Série B serve para a expansão de alcance de mercado das empresas. Nessa fase, a startup já apresenta uma base de clientes sólida e provou para os investidores que está preparada para trabalhar em maior escala. Em média, os recursos investidos ficam entre US$30 milhões a US$60 milhões.

As rodadas de investimento série C, D, E, F e G envolvem startups que atingem um grau de crescimento muito elevado e sua expansão acaba sendo financiada por diversas rodadas de investimento.

Exemplos:

Série C - Buser;

Série D - Loft;

Série E - Quinto Andar;

Série F - Loggi;

Série G - iFood; Nubank;


TAM, SAM e SOM

São métricas utilizadas para avaliar o tamanho de mercado de um negócio. O TAM (Total Available Market) é a soma total de receitas de players que atuam em um mesmo segmento. Já o SAM (Serviceable Available Market) representa a parte do TAM que está ao seu alcance, ou seja, é a somatória de receitas que você poderia ganhar vendendo nesse segmento. Por fim, o SOM é a parte do SAM que você tem condições de alcançar anualmente, levando em consideração algumas variáveis: localização, potencial da equipe, logística, ações de marketing, etc.


Venture capital

Ou conhecido como capital de risco, é o investimento em empresas em estágio inicial que apresentam um grande potencial de crescimento. Os investidores que utilizam essa estratégia podem participar ativamente do desenvolvimento do negócio, muitas vezes, contribuindo com os administradores da startup para guiá-los por qual caminho seguir.


No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital, no primeiro trimestre de 2021, os investidores do setor atingiram R$10,7 bilhões. Para se aprofundar mais nesses conceitos, deixamos alguns links utilizados para facilitar a busca:

https://forbes.com.br/forbes-collab/2022/01/a-forca-das-startups-no-brasil/

https://conexaofinanceira.com.br/credito-empresarial/aporte-capital/

https://www.4search.com.br/pt/blog/c-level-o-que-significa-ceo-cfo-e-coo#:~:text=CEO%2C%20CFO%2C%20COO%2C%20CTO,aumento%20da%20competitividade%20da%20organiza%C3%A7%C3%A3o

https://www.napratica.org.br/o-que-e-lean-startup/

https://endeavor.org.br/dinheiro/valuation-como-calcular-o-valor-da-sua-empresa/

https://www.comececomopedireito.com.br/blog/earnout-entenda-o-mecanismo-presente-na-compra-venda-e-fusao-de-startups/

https://www.g2d-investments.com/rodada-de-investimento/

https://www.g2d-investments.com/saiba-o-que-e-venture-capital-e-como-investir/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-incubadoras-de-empresas-podem-ajudar-no-seu-negocio,f240ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD

https://tudosobrestartups.com.br/tam-sam-e-som-saiba-o-tamanho-de-mercado-do-seu-negocio/

Escrito e revisado por: Amanda Martins


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