Diferenças entre Gestão e Liderança
O que é preciso para ser um bom Gestor?
O que é preciso para ser um bom Líder?

Liderança X Gestão
Geralmente quando se fala em Gestão, logo vem à mente a figura de uma pessoa capaz de liderar e gerir uma empresa, afinal o Gestor é o responsável direto pelo funcionamento do negócio, portanto responsável pelas pessoas que o compõem e consequentemente responsável por liderar essas pessoas, correto? Não exatamente.
Liderança e Gestão são papeis distintos, com dinâmicas diferentes e que inclusive requerem habilidades diferentes. O presente artigo busca descrever justamente o papel de cada um, Líder e Gestor, bem como explicar sua relação e suas diferenças.
O papel de Gestor
O papel do Gestor é assegurar o desenvolvimento do negócio gerando lucro de forma sustentável, em outras palavras sua função é garantir que a organização se mantenha em pleno funcionamento e gerando receita.
Para isso o Gestor deve garantir que todos os processos organizacionais funcionem de forma eficiente, ou seja, que todas as partes envolvidas no negócio estejam exercendo da melhor forma possível suas respectivas funções.

O papel de Líder
O papel do Líder é guiar pessoas a atingirem um objetivo traçado, para isso a liderança se encarrega de inspira-las, motiva-las, auxilia-las e direciona-las em busca da conquista de tal objetivo. Em outras palavras, a liderança visa o melhor desempenho da equipe para obtenção de resultados.
A liderança em si consiste no poder de influenciar pessoas, portanto desempenha um papel chave em qualquer organização, tendo em vista que são justamente as pessoas que, quando bem lideradas, geram resultados.
“Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas.
E pessoas geram resultados!” – Simon Sinek.

Diferenças entre Gestão e Liderança
A gestão e a liderança são facilmente confundidas pois em essência elas detém o mesmo propósito de cumprir com a atividade fim. Um técnico de um time de futebol por exemplo, tem como atividade fim levar seu time à vitória. Para isso ele precisa elaborar a melhor escalação e traçar a melhor estratégia, ou seja, gerir a equipe, como também precisa motivar cada jogador a dar o seu melhor em campo, ou seja, liderar a equipe. Portanto as diferenças entre gerir e liderar vão além do fato da gestão ser um cargo, que pode ou não ser ocupado por um líder, e da liderança ser uma função, que pode ou não ser exercida por um cargo de gestão. A diferença entre as duas está essencialmente na maneira como ambas atuam para realizar determinada atividade fim.
Diferenças entre Gestão e Liderança:
Gestores criam metas, líderes criam visões;
Gestores mantém a ordem, líderes promovem a mudança;
Gestores controlam riscos, líderes assumem riscos;
Gestores focam em processos, líderes focam em pessoas;
Gestores orientam pessoas, líderes desenvolvem pessoas.
O que é preciso para ser um bom Gestor?
Para ser um bom gestor é preciso ter em mente que você será o responsável direto pelos resultados da empresa, portanto nada de transferir a culpa, tome posição e assuma a bronca! Um bom gestor deve garantir que todos os processos da organização estejam funcionando o melhor possível. É como ser o capitão de um navio, você não irá trabalhar diretamente em todas áreas da embarcação mas deverá garantir que todas elas estejam em pleno
funcionamento para o navio não afundar.
Além da visão voltada para processos e resultados, um bom gestor deve conseguir comunicar-se de forma efetiva. Tendo em vista que o gestor não é o executor direto das atividades operacionais, é preciso então garantir que os executores de tais atividades entendam com clareza o que devem fazer, quando fazer e como fazer, podendo assim garantir que cada atividade esteja sendo realizada de forma efetiva.
Enfim, embora a gestão tenha nascido como algo científico ainda durante a revolução industrial com Frederick W. Taylor e a administração científica e desde então estudada em cursos de administração por exemplo, muito do processo para se tornar um bom gestor não vem da teoria mas sim da atitude.
Por isso busque sempre por aprimoramento, assuma a responsabilidade, trate com respeito seus subordinados, invista em sua comunicação e trabalhe duro para manter a empresa funcionando da melhor forma possível.
O que é preciso para ser um bom Líder?
Primeiramente é preciso deixar claro que não existe uma receita de bolo, principalmente porque quando falamos de liderança, estamos falamos de como influenciar e desenvolver pessoas, portanto não é tão simples. Porém existe uma série de habilidades e comportamentos que em geral todo líder influente deve ter, que são:
Dar o exemplo:
Um bom líder é aquela pessoa que inspira, que guia, que as outras
pessoas se espelham e seguem, por isso ele deve ser o primeiro a
apresentar a conduta que espera de sua equipe.
Feedback e reconhecimento:
Saber comunicar os erros e os acertos de sua equipe é essencial, as
pessoas escutam uma boa liderança, e o reconhecimento é essencial
para manter o time motivado.
Foco nas pessoas:
Um bom líder não é necessariamente o que melhor executa determinada
tarefa, mas é aquele que leva as pessoas a serem as melhores executoras
de suas funções. Liderar não diz respeito a si mesmo e sim na relação
entre você e as pessoas que te seguem, foque nelas e as desenvolva.
Vale lembrar que durante muito tempo se pensava que a capacidade de liderar era algo inato, alguns nasciam para liderar e outros não, hoje em dia sabe-se que embora realmente algumas pessoas tenham mais pré-disposição à liderança, qualquer um pode desenvolver e exercer a liderança.
Enfim, o importante é saber que liderar exige atitude e postura, trata-se de uma habilidade comportamental e por isso não basta ser ensinada, ela precisa ser desenvolvida.
“Um líder constrói a sua liderança ao longo do tempo, com muito
trabalho, resignação, tolerância, sacrifícios, entendimento e,
acima de tudo, atitude.” – Aristides Girardi.

Escrito e revisado por: Rafael Marques Krentkowski