Gamification e recompensa em organizações: Qual a importância?



O ato de recompensar pessoas, é um dos processos que envolve a remuneração, os benefícios, serviços e programas de incentivo. Este, é um fator de grande importância, pois atua diretamente no nível de motivação e organização dos colaboradores. Recompensar as pessoas é o ato de reconhecer os indivíduos e premiar o diferencial apresentado por cada envolvido na organização.

No entanto, o processo de recompensa tem seus contrapontos, pois ao mesmo tempo que, tende a motivar maior os colaboradores em geral, às vezes desmotiva aquele colaborador que está quer atingir a pontuação máxima, mas por questões pessoais e de desenvolvimento não consegue chegar “lá” tão facilmente.

Inicialmente, pensava-se que apenas a remuneração era um fator que pudesse gerar motivação nos funcionários. Essa abordagem passou por transformações e atualmente acredita-se que as pessoas são motivadas por diversos fatores, não somente financeiros, mas também, sentimentais e de aprovação social.

Existem várias formas de recompensar os colaboradores de uma organização, como por exemplo a recompensa financeira, tendo como base aumento de salário ou comissões. Além disso, é possível fazer de forma indireta, por meio de gamificação/gratificação e divisão lucros. Contudo, não são apenas financeiras as recompensas que podem ser dadas, podem ser relacionadas também, com promoções, aumento da qualidade de vida e reconhecimento.

Como em todas as outras organizações a i9 Liga de Empreendedorismo também recompensa seus membros por bom desempenho e engajamento. Na Liga, o método adotado para parabenizar os membros que se destacam ao longo do mês é o gamification.

Através de uma planilha de controle são criados critérios de avaliação. Esses critérios possuem diferentes pesos e são divididos em 3 partes:

O primeiro é referente às tarefas desenvolvidas pelo membro e a participação nos eventos. Logo, neste critério, o membro tem total autonomia em relação ao seu desempenho.

O segundo, é referente a proatividade, comprometimento e comunicação. Nestes critérios, os diretores atribuem uma nota de 1 a 5 para o membro, vale ressaltar que, como trabalhamos no modelo squad,ou seja, não temos departamentos, o diretor avalia apenas o membros ao qual teve contato no mês

Por último, como terceiro critério tem-se a proatividade. Nesse critério o membro recebe pontuação quando realiza alguma ação, a qual partiu de si próprio, ou seja, não é delegado como tarefa e às vezes não é uma planejada pela diretoria, mas, que beneficia toda a Liga.

Na liga i9 o Gamification inicia-se no dia 1° dia do mês e finaliza no último do mesmo mês. Durante as Reuniões Gerais mensais são revelados os três melhores colocados, no momento os ganhadores tem o direito de realizar a compra (o valor varia da colocação) de cursos, livros e/ou materiais que o auxiliem no seu desenvolvimento pessoal, profissional ou que são correlacionados com o empreendedorismo.

De acordo com nosso diretor de Gente e Gestão Matheus Cirino o Gamification tem um papel muito importante, pois através da premiação, os membros se sentem mais motivados a entregar o melhor de si, como também se sentem reconhecidos pelo ótimo resultado que entregaram.

Se você quiser conhecer melhor os métodos e critérios adotado na i9 Liga de Empreendedorismo acesse nosso site e fale conosco. Estamos abertos para colaboração.


38 visualizações