Fruki: Gestão para o Futuro

Eles têm refrigerante. Água também. Mas o segredo para o sucesso da Fruki está em suas gestões de qualidade.


Quem viu Nelson Eggers, presidente da Bebidas Fruki S.A., subir ao palco do Outliers pode se considerar, no mínimo, afortunado.

Mas, se você não viu, também não tem problema: a gente te conta quais foram as lições de vida que ele compartilhou com a gente no último sábado, 5 de maio.


Fundada em 1924 por Emilio Kirst em Arroio do Meio, RS, a Fruki passou por transformações que permitiram que se mantivesse forte no mercado de bebidas gaúcho.

“Não se pode pensar apenas na indústria que vai montar, mas também na área administrativa e comercial”

Em seus mais de 90 anos de história, Nelson destacou a importância da qualidade das gestões, estando alinhadas tanto com a época, quanto com o ambiente no qual estavam inseridas.

“A gente nunca é pequeno demais para crescer, e uma gestão de qualidade é necessária para toda empresa que quer ser grande”

É através dessa percepção que a pequena fábrica de refrigerantes e cervejas se tornou a Bebidas Fruki S.A., com sede em Lajeado, RS, e capaz de produzir 420 milhões de litros/ano entre seus produtos: refrigerantes, água, energético e sucos.

A Fruki é uma empresa que valoriza sua experiência ao passo que busca constantemente a inovação. Ainda em 1980 foram pioneiros na utilização de computadores para a gestão de seus procedimentos administrativos no Vale do Taquari, imaginem só!

Uma história como essa é composta por mais do que a quantidade de vendas e os atributos de suas bebidas. É constituída, conforme aponta sua filosofia empresarial, pelo propósito, visão e objetivo de entregar produtos de qualidade.

“Nosso jeito é fazer bem feito. Queremos fazer parte da sua vida em todos os momentos. Oferecer o melhor sabor à sua vida.”

Embasados pelos pilares de confiança, comprometimento, motivação, sustentabilidade, excelência, rentabilidade e satisfação, o trabalho desenvolvido pelos funcionários da empresa tende a ser realizado com mais vontade.

“Valores, visão, missão e propósito devem estar na cabeça de cada um dos funcionários

Quando dá-se um propósito, um objetivo, o empenho é maior. Quando esse objetivo está alinhado com o que as pessoas que realizam o serviço pensam e sentem, o resultado é melhor ainda.

“Investir na educação dos funcionários e aplicar o conhecimento que os profissionais têm”

Se você quer manter a equipe engajada, permita-lhes o pleno exercício de seus conhecimentos. Os postos dentro da empresa estão em constante transformação, e a Fruki investe no aprimoramento de seus funcionários, bem como o preparo dos mesmos para atividades futuras.

Por essas e outras razões, a Fruki comemora 94 no mercado. Entre a pequena fábrica de bebidas e a empresa que conquistou o Rio Grande do Sul - e parte do mundo, como David Beckham pode afirmar-, muitos acontecimentos ocorreram, e muitos mais aguardam no próximo século, mas a empresa se mantém forte e íntegra para trilhar o futuro e continuar realizando seus objetivos.

22 visualizações