Como o endomarketing está fortalecendo nossa estrutura?

No Brasil, Endomarketing e marketing interno passaram a ser associados como sinônimos. É uma ferramenta usada pelas organizações para assimilar a gestão de pessoas com com técnicas do marketing tradicional, oferecendo um conjunto de estratégias que possibilita um maior alinhamento organizacional.


Uma grande parte da clientela de uma empresa, pode ser encontrada internamente entre os colaboradores responsáveis pela venda dos produtos e serviços, e que é indispensável para o sucesso de um negócio. Através do Endomarketing se trata os funcionários como clientes e os empregos como produtos, permitindo aos lideres incorporarem, gradualmente, nos seus liderados um sentido de identificação organizacional, criando um espírito de unidade entre os colaboradores.


Mas qual é a diferença afinal, entre marketing interno e comunicação interna? Ambos, estão inseridos na mesma estrutura de comunicação para falar com seus públicos, assim como a comunicação externa, mas enquanto na comunicação interna o engajamento se dá por autoconvencimento (a equipe consome informação e toma atitudes por conta própria), no Endomarketing, o colaborador é persuadido a agir de certa forma.


Na i9 Liga de Empreendedorismo, a necessidade de uma ferramenta como essa se tornou evidente nesse ano. “Vínhamos de um momento difícil de engajamento desde o semestre anterior e com a pandemia, o cenário foi agravado ainda mais por não termos contato físico. Por isso, pensamos em iniciar o projeto de Endomarketing.” Mateus Cirino, nosso diretor de Gente e Gestão explica. “Com o tempo vimos que estimular as atividades que não são totalmente voltadas para a Liga e sim para os membros era muito positivo, pois o clima ficava mais descontraído e as pessoas iam se sentindo mais a vontade.”


Desde o início do projeto, vários momentos foram realizados: através do Instagram, mantemos uma comunicação descontraída, usando o recurso de Stories para compartilhar fotos dos membros, retrospectivas e lançar desafios entre nossos colaboradores, e mais importante, compartilhar informações relevantes às nossas operações diárias; além disso, realizamos momentos de Happy Hour online, onde os membros podem desafiar-se por meio de jogos com uma temática associada à i9, e uma gincana, para promover uma maior cooperação entre os membros.


“Trabalhar com Endomarketing engloba não apenas o time, mas principalmente o individual dentro da organização. O que uma pessoa, um membro da equipe, pode impactar no todo? Saber manter a união e, principalmente, o engajamento, tem a ver com saber trabalhar as habilidades e competências individuais para o crescimento do todo, e saber reconhecer os esforços e o trabalho de cada um. Angélica Uez, responsável pelo projeto durante o mês de julho, afirma. “Trabalhar o Endomarketing é essencial para uma boa gestão, onde todas as partes estão envolvidas com o projeto, e vão trabalhar para a realização das atividades. Mais do que organizar encontros e momentos de descontração, o Endomarketing é essencial nas atividades diárias, como passar informativos e manter o diálogo com todos os envolvidos.”


Recentemente, iniciamos um projeto de desenvolvimento pessoal dos membros, associando o crescimento dos membros com seus interesses, e compartilhando conhecimentos. Sobre a iniciativa, ela reflete: Fazer o planejamento do Endomarketing ir de ao encontro às expectativas individuais dos membros é muito importante. Por exemplo, realizar uma série curta de vídeos no Instagram privado da equipe com o objetivo de ensinar habilidades individuais que poderiam ser úteis na elaboração de uma série de trabalhos na organização foi muito bom, pois, além de conseguir passar adiante os conhecimentos que antes ficavam com alguns poucos membros, foi possível também deixar que cada um tomasse a frente e mostrasse algo que saberia fazer bem, o que desenvolve não apenas a liderança, mas também habilidades interpessoais como a comunicação, extremamente necessária em equipes.”

A situação atual é complicada: a i9 Liga de Empreendedorismo passou por um Processo Seletivo completamente online, e recursos como Integrações, Reuniões e Treinamentos Presenciais, tiveram também que ser levados para a era digital. Mesmo assim é interessante observar que índices como absenteísmo e clima organizacional tiveram resultados muito positivos durantes os últimos meses (e em crescimento) mesmo na condição atual. O Endomarketing é certamente um dos fatores responsáveis por isso - inclusive, foi uma das ferramentas usadas para aclimatar os membros recém-chegados ao nosso time.


"Comecei no Endomarketing quando recém tinha entrado na Liga, acredito que ele foi essencial para que eu pudesse conhecer cada um melhor, sentir o apoio dos membros e arriscar colocar ideias em prática (mesmo conhecendo praticamente ninguém).Luize Roncato, responsável pelo projeto no mês de junho, comenta sobre a experiência. “Durante esse período, tive ajuda para elaborar algumas atividades - como a do dia dos namorados - e adorei recrutar a galera para jogar STOP online. Ao final da campanha, fiquei satisfeita e feliz com a oportunidade de aprendizado que tive, pois aprendi a me comunicar um pouco melhor e, ao mesmo tempo, pude me sentir desafiada.”


O Endomarketing é uma ferramenta que beneficia não só os colaboradores de uma organização que são seu público-alvo, como também aqueles que o executam e os clientes externos dela, que receberão um serviço ou produto diferenciado.


Nas palavras de Mateus Cirino: “Sinto que os responsáveis pelo Endomarketing ficam muito satisfeitos no final de cada projeto, pois como é um projeto que pode propor atividades com várias finalidades e proporciona grande autonomia ao responsável, acabando com um projeto a ‘cara’ da pessoa responsável. Ao perceber que a Liga no geral apreciou o que foi proposto, o responsável sente uma sensação de satisfação e de querer continuar criando novas atividades para o crescimento da Liga.”


Ele ainda conclui: “Hoje, penso que o projeto deve ocorrer no mínimo até o fim da pandemia, principalmente por ter melhorado o engajamento e interação entre as pessoas, o que consequentemente gera um ótimo ambiente de trabalho, mesmo sendo virtual nosso contato.”


E quanto a sua organização, onde essa filosofia pode servi-lá atualmente? Ou onde ela já é aplicada? Nós da i9 Liga de Empreendedorismo estamos sempre buscando novas formas de atingir nossos objetivos, para isso, queremos nos comunicar com nosso público, interna e externamente!

29 visualizações