Empreender com Impacto

Já pensou em empreender resolvendo problemas sociais ou ambientais e gerar lucro também? Negócios de impacto social e ambiental são alternativas para você.


O empreendedorismo vem se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, sendo responsável por inúmeras transformações à nossa volta. Muitos empreendedores almejam satisfação pessoal e financeira em seus negócios. Contudo, há inúmeras pessoas que desejam empreender gerando soluções que impactam a sociedade ou o meio ambiente, gerando benefícios além da lucratividade.



Quando o assunto é gerar negócios de impacto, não se pode esquecer de empreendedorismo com um propósito! Qualquer indivíduo que deseja desenvolver negócios que tragam benefícios sociais e ambientais, deve ter em mente um propósito.


O propósito sempre estará relacionado com nossos objetivos e metas, mas a cima de tudo, ele vai além de nossos interesses pessoais, sendo motivador e movimentando nossas ações em prol de benefícios comunitários. Quando um empreendedor entende isso, ele passa a pensar ideias vinculadas àquele propósito de vida que ele tem.


“A verdadeira felicidade e sucesso consiste em gastar nossas energias com um propósito”.

William Cowper.


Para empreender com impacto é preciso entender o problema a fundo, antes de querer resolvê-lo. Como o objetivo é transformar realidades, é preciso se apaixonar pelo problema e senti-lo ao máximo. Estudar o contexto e o que originou àquele problema, além de buscar dados em diferentes fontes para entender e quantificar o quão danoso ele é, são algumas das etapas iniciais que requerem muita atenção.


Outro aspecto fundamental em qualquer negócio de impacto é conhecer ao máximo o público alvo. Utilize dados e pesquisas de diagnóstico para entender bem quem serão os indivíduos que vão fazer uso da sua solução. Ferramentas como mapa de empatia e criação de personas, são muito úteis para entender como as pessoas são impactadas pelo problema.


Quando você já descobriu quem é impactado e entendeu bem o problema, você precisa modelar seu negócio de uma forma viável. Como o lucro não é a única prioridade, é necessário pensar no uso de fontes de receita mais amplas. Buscar investidores utilizando o impacto social ou ambiental é uma alternativa muito importante para agregar e sustentar sua empresa.


Assim como qualquer empresa, é necessário validar suas ideias para que elas virem um negócio. Essa fase requer inúmeros cuidados, pois como você está gerando impacto, é preciso testar da forma mais prática e real possível. Encare seu público alvo, pesquise e teste, mas não lance nada sem isso. É muito importante errar e reconhecer os erros, para então, proporcionar algo que realmente vai mudar a vida das pessoas.



Fonte: SEBRAE

Vídeo: NEGÓCIOS SOCIAS (Sebrae)


O produto ou serviço que você prestar deve ser o causador da mudança nas pessoas e não o contrário. Você deve proporcionar uma transformação natural na vida de quem utiliza do seu negócio, assim as pessoas passam a utilizá-lo normalmente e percebem que estão causando menos danos ambientais ou sociais.


Uma das formas de empreender com impacto é seguindo os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) da ONU. Lançados em 2015, os 17 ODS fazem parte da Agenda 2030 e tem por objetivo desenvolver ações e atingir metas de âmbito econômico, social e ambiental. Os empreendedores podem se basear em um objetivo, gerando soluções de impacto para atingir as metas estabelecidas em 2015.

Saiba mais sobre a Agenda 2030 e sobre os ODS (aqui).


Como exemplo de empreendedorismo com impacto, podemos citar a Piipee, empresa que surgiu em 2010 através da pergunta: Porque desperdiçar tanta água no vaso sanitário apenas para eliminar a urina? Atualmente a Piipee produz um aditivo biodegradável que elimina 100% do uso da água para eliminar urina em vasos sanitários. Em 2018 a ONU realizou uma seleção a nível global, de jovens empreendedores que trabalham focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ezequiel Vedana da Rosa, fundador da Piipee, foi escolhido como Jovem Líder Global para o ODS-6 (água potável e saneamento).


Negócios de impacto social e ambiental visam acabar ou reduzir problemas, transformando realidades em cenários melhores. Há inúmeras formas de se enquadrar e empreender impactando a realidade. Atualmente muitas empresas e startups tem surgido com o foco de gerar impacto social e ambiental e você também pode desenvolver ideias que solucionem problemas sociais e ambientais ao seu entorno, basta acreditar em um propósito maior que você e trabalhar muito para transformar a realidade à sua volta!


56 visualizações