Reddit: do fracasso total para maior comunidade da internet

Atualizado: Jun 29

O Reddit é uma rede social que abriga milhares de comunidades, conversas sem fim e facilita a conexão entre seus usuários ao redor do mundo. Seja para notícias de última hora, esportes, teorias de fãs de TV ou um fluxo interminável dos animais mais fofos da Internet, as comunidades da plataforma são famosas pela sua diversidade. Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo postam, votam e comentam em comunidades organizadas em torno de seus interesses.


O website já ocupou a sexta posição no Ranking Alexa mundial, e é atualmente o quinto nos Estados Unidos. É considerado um fenômeno cultural pela sua acessibilidade e diversidade de tópicos. Claro, o site também tem suas controvérsias, mas ele é reconhecido por dar espaço para discussões que não desabrochariam sem ele.


O resultado de tudo isso pode ser resumido em uma única palavra (embora uma nada simples): sucesso. O site, cuja maior parte dos usuários são norte-americanos, continua muito bem-sucedido. Só em Maio desse ano, foram registradas mais de 1,5 bilhões de visitas no mês. São mais de 430 milhões de usuários ativos mensalmente, ultrapassando o Twitter. Além disso, o site abriga mais de 130 mil comunidades e tem uma média mensal 21 bilhões de vizualizações de tela. Em 2019, seu valuation foi colocado na casa dos $3 bilhões de dólares.


Mas isso nem sempre foi assim. Há 15 anos atrás, quando foi lançado pela primeira vez, o site era um fracasso. Steve Huffman, co-fundador da empresa, uma vez afirmou que quando lançou o site, a sua maior esperança era que ele ainda continuasse de pé em cinco meses.


O grande problema da maioria das redes sociais é que elas precisam de usuários. Para o Reddit, isso não era apenas um problema como uma falha fatal. Um website pensado para gerar discussões, links, basicamente conteúdo, só se torna interessante uma vez que esse conteúdo seja validado por milhares de usuários (ou seja, se torne relevante). Além disso, o conteúdo tinha que ser atual – construído para ser pertinente, o site não permitia links com mais de 24 horas – assim, se os usuários não submetessem mais posts, o site ficaria vazio.


O Reddit não tinha usuários. Provavelmente um dos maiores exemplos de “fake it till you make it” (literalmente, finja até você conseguir), os fundadores Huffman e Alexis Ohanian criaram diversas contas falsas para transferir conteúdo de outras plataformas para sua, criando uma ilusão de popularidade. O resultado veio eventualmente: depois de muitas submissões diárias de conteúdo, os dois comemoraram a primeira vez que entraram no seu site, e não reconheceram os nomes dos usuários que haviam postado. Finalmente, o Reddit tinha usuários de verdade.


O que começou com dois recém-formados e uma ideia se tornaria uma das maiores comunidades online do mundo. Mas ninguém no início podia imaginar isso: no ano seguinte à fundação, o site foi vendido por menos de $20 milhões de dólares. Em 2009, Huffman e Ohanian deixariam a empresa, para qual eventualmente retornariam.


Nos anos seguintes, a trajetória do Reddit ainda seria marcada por muitos altos e baixos. Quase fracassos e polêmicas se tornaram comuns. Por depender dos seus usuários para gerar conteúdo, a plataforma precisa de muito cuidado para moderar os conteúdos permitidos em seu domínio – isso é feito com um sucesso variável. Existe uma linha tênue entre moderar conteúdo e calar opiniões, e o Reddit está constantemente envolvido com polêmicas de assédio e violência ao tentar encontrar esse balanço.


Apesar de toda controvérsia, o site não deixou de crescer para se tornar um gigante. Nada disso seria possível se Huffman e Ohanian tivessem desistido ao entender que seu site não teria usuários do nada.


A lição que o website nos deixa é simples: não desista até você tentar de tudo.

Gostou desse artigo? Confira outros similares:

28 visualizações