Consultoria: O que é e porque é tão importante?

Em um mundo onde a competitividade e variedade de empresas no mercado apenas cresce, torna-se cada vez mais essencial e requerido os serviços de consultoria. Mas você sabe o que realmente é uma consultoria e como ela funciona?


O que é o serviço de consultoria?


Bom, de forma resumida, uma consultoria é “basicamente” um serviço prestado por alguém ou alguma empresa externa a determinada instituição com o foco em prestar um serviço de auxílio em determinada área empresarial (ou em toda a empresa em si).


Podemos simplificar a atuação da consultoria a 3 focos principais dentro de uma empresa, sendo eles: primeiramente, é comum dentro do próprio processo comercial, ou posteriormente a tal, o diagnóstico de problemas e definição de focos de atuação da consultoria; após diagnosticar o problema, tende-se a uma fase de análise de causas raízes e a tomada de contramedidas; e, por fim, a etapa de implementação das mudanças propostas e acompanhamento das mesmas.


E agora que você sabe o que é consultoria, é importante que você entenda como geralmente são propostas as melhorias para uma determinada empresa.


Compreendendo mais sobre o universo de consultoria


Como fora comentado previamente, existe diferentes tipos de consultoria. Elas podem ocorrer em segmentos/áreas específicas de uma empresa ou de uma maneira mais ampla, dependendo muito do tipo de empresa de consultoria, da empresa contratante do serviço ou até mesmo do tipo do problema em questão.


Em geral, trazendo um foco mais abrangente quanto as consultorias. Tende-se inicialmente a fazer uma análise do contexto da empresa e de quais são as suas maiores dores atuais. É importante salientar, que muitas vezes os responsáveis pelo negócio não são tão conscientes a respeito dos pontos de melhoria de sua empresa e, por isso é de suma importância que você saiba realmente extrair os principais pontos de melhoria e o que eles realmente ocasionam no contexto empresarial.


E é valido o comentário de que, todas empresas têm algo a melhorar, talvez elas não saibam onde e como procurar. Por isso que, você como um bom consultor, tem de saber analisar dados, levantar hipóteses e ter meios de comprovar e levantar fatos que corroborem para com a sua tese em questão.


Para isso, é importante que se tenha um método de análise de problema, ou seja, o tão famoso Problem Solving. Existem diversas maneiras de se analisar um problema e, diferentes empresas apresentam essas maneiras diversificadas. O mais importante é que você defina um método e busque seguir ele. Para elucidar o que quero te falar, vamos nos aprofundar um pouco mais em uma metodologia de Problem Solving.


Metodologia MECE



A metodologia MECE é um método utilizado por grandes empresas como McKinsey, para descrever uma forma de organizar informação e buscar encontrar as melhores soluções para determinado problema.



O sucesso dessa metodologia se dá devido a sua relativa simplicidade e capacidade de agrupar informações de suma importância para a devida tomada de decisão. Pois, a metodologia prevê que todas as causas possíveis ou opções a serem consideradas para resolver determinado problema seja agrupada e categorizada de uma forma bem específica. Ou seja, destrincha-se um problema ou dúvida de forma a que não ocorra sobreposição entre os caminhos tomados (Mutuamente Exclusivas) e que, se somadas uma as outras, resultem no fato anterior de forma completa (Coletivamente Exaustivas). Para deixar mais claro para você, veja o simples exemplo a seguir:

Perceba que, para o desafio de aumentar o lucro da empresa, inicialmente fizemos o destrinchamento entre o que, de forma breve, representa o lucro, que é a subtração da receita da sua empresa em determinado período pelo gasto/custo que você teve neste mesmo período determinado. Portanto, pode-se analisar que, sempre que uma análise se abre em novos caminhos, eles têm de seguir o fato de serem exclusivos um do outro, mas quando somados, resultam no ponto anterior e em todas causas possíveis para determinada solução.


Conclusão


Portanto, após ler este artigo você pode ter uma maior noção acerca do que é consultoria e do que ela serve para uma empresa. É válido ressaltar que um consultor, independentemente da área em questão, é um “solucionador de problemas”. E, como muito ressaltado previamente, nem sempre é algo fácil encontrar os reais problemas ou até mesmo uma situação contrária, muitas vezes não é simples escolher qual problema deve ser atacado primeiramente para atingir-se algum objetivo, por isso tenha um padrão de definição de problemas e análises de causas raiz, para aí sim atacar realmente o problema, propondo soluções fora da caixa, que impactem de fato a empresa contratante do serviço.