Como estudar se você tem uma hora, 1 dia, uma semana ou 1 mês

Obviamente, o rendimento pessoal de cada um com relação aos estudos é, no mínimo, díspar. Seja por questões pessoais, fatores externos ou tempo disponível, às vezes não conseguimos alcançar os resultados desejados. Aqui vão algumas dicas para você se organizar e otimizar seu tempo de estudo, de acordo com a sua agenda:


Se você tem uma hora:


Torça para isso não acontecer. Mas, caso você tenha “esquecido” da prova e só se lembrou durante seu horário de almoço uma hora antes do início da mesma, você não tem muitas opções.

  • Depois de muito procrastinar reclamando das adversidades (admita, não interessa de onde surgiu o exame, muito menos adianta perder mais 30 minutos do seu tempo divagando sobre o que exatamente aconteceu), chegou a hora (finalmente) de iniciar o estudo/revisão.

  • Comece pelo essencial: qual a matéria?

       Exemplo: tenho prova de física.

  • Agora, faça perguntas para você mesmo sobre o que exatamente você precisa saber (e as responda).

       Exemplo: tem alguma fórmula específica que precise decorar? Equações?              Gráficos?   Regras/leis? Se a resposta for sim, decore. Você vai levar em média 20 minutos fazendo isso, e, caso leve mais, esqueça todo o resto e foque apenas no básico (pelo menos terá algo com o que chutar).

Dica: não anote nada, a não ser que te ajude a gravar na memória!

  • Seguindo em frente, pense nas perguntas que poderão cair na prova. Vão existir três tipos na sua cabeça: perguntas que você responde, perguntas que você pensa e chuta, e perguntas que não estão na sua cabeça mas que com certeza estarão na prova.

Dica: foque nas duas primeiras, decore as que você está respondendo e procure as respostas das perguntas que passaram pela sua cabeça. Você vai precisar de mais uns 20 minutos aqui.

  • Com o tempo que lhe resta, releia as partes que você ainda não entendeu direito (mas nada que exija que você faça busca mais aprofundadas – se não entendeu, paciência, sempre tem o exame), e, quando faltarem 10 minutos, releia as partes essenciais.

  • Por fim, beba água, vá ao banheiro, de uma espreguiçada, mantenha a calma e dê o seu melhor!

  • Ah, e, é claro, boa sorte!

Se você tem 1 dia:


Já é melhor que a situação anterior, mas ainda não é a ideal (na real, melhor encarar os fatos logo de cara: situações perfeitas de tempo de estudo só acontecem em filmes e na vida de Hermione Granger). É tempo suficiente para planejar e executar um checklist (afinal, a gente ama ir riscando coisinhas feitas, não é mesmo?).

  • Primeiramente, lembre-se de que um dia de trabalho normal tem 8 horas. A não ser que você tenha procrastinado até agora, é melhor estudar durante essas 8 horas e usar o restante do tempo para comer, dormir e relaxar, se não o cansaço vai destruir  você e seu trabalho.

Dica: desligue o celular, faça intervalos a cada uma hora de aproximadamente 15 minutos e reserve um tempo de uma hora nesse período para almoço e descanso;

  • Comece pelos fatos essenciais, novamente, mas dessa vez, anote-os de maneira clara para que você possa dar uma “olhadinha” sempre que precisar.

Dica:faça uma listinha com os tópicos esperados para a prova e separe-os em: “sei”, “mais ou menos sei”, e “o que é isso?”, a partir daí você tem uma boa ideia do que você precisa revisar mais.

  • Defina suas prioridades: primeiro estude aquilo que você “mais ou menos sabe”, depois revise o que você “sabe”, e por último pesquise assuntos que você “não sabe” (apenas se ainda tiver tempo).

  • Dedique-se também a resolução de exercícios e provas anteriores.

Dica: em uma hora, refaça esses exames enquanto faz notas sobre os tópicos, tanto para revisar depois quanto para lembrar, mas sem olhar as respostas (ainda).

  • Fato: você não deve conseguir uma nota dez com apenas um dia de estudo, mas pode conseguir uma nota relativamente boa (passável). Portanto, atente-se ao que você sabe e aquilo que você tem uma noção inicial. Querer aprofundar o assunto a essa altura do campeonato só vai embaralhar sua cabeça.

  • Após a refeição, busque estudar de forma mais dinâmica do que apenas lendo e anotando: faça outro teste, ou monte um quiz na sua cabeça (no qual você mesmo pergunta e você mesmo responde).

  • Por fim, revise os essenciais e aquilo que ainda tem dúvidas sobre.

  • Um dia intenso de estudo pode ser estressante, por isso alimente-se bem, relaxe, durma e lembre-se de que você deu o seu melhor, e seja confiante (vai dar tudo certo!).

Se você tem uma semana:


Considerando uma jornada de 8 horas diárias de trabalho, a ideia de ter 56 horas para estudo é, no mínimo, promissora (quando você não se assusta ou se irrita por não poder usar esse tempo para outras coisas).

  • Fazer um checklist, para início de conversa, com todos os conteúdos a serem estudados e as formas pelas quais você vai optar, ajuda você a ter uma dimensão do quanto você precisa fazer e como você pode organizar seu tempo para otimizar o processo.

Dica: em uma folha, anote tudo o que é essencial, mas, dessa vez, preencha-a com tópicos específicos para aprofundamento e revisão em uma escala de cores - do necessário ao aprofundado. Leia-a todo início e fim de estudo, respondendo aos tópicos conforme seus estudos forem evoluindo. Isso ajudará você a memorizar o conteúdo.

  • Você terá tempo de estudar todo o conteúdo, caso se organize. No primeiro dia e meio, faça um apanhado geral sobre o todo o conteúdo, para você se familiarizar com ele. Dessa forma, novamente, você vai ter uma noção do que você “sabe”, “mais ou menos sabe” e “não sabe”.

Dica: administre seu tempo nos próximos dias de forma que as horas nas quais você rende bastante sejam dedicadas à tópicos que você “mais ou menos sabe” e, principalmente, “não sabe”. Horários nos quais você não rende muito (como logo depois do almoço e no fim do dia) devem ser dedicados a revisão de tópicos que você “sabe”. Assim, você estuda todos os três níveis de dificuldade no mesmo dia, e não vai esquecer do essencial quando se aprofundar.

  • Combine estudos dinâmicos com o famoso “sentar a bunda na cadeira e ler”: faça um quiz ou um teste logo após a conclusão de um conteúdo e, ao final do dia, faça um quiz com tudo que você estudou, tomando notas para dar uma “olhadinha” e se lembrar mais tarde.

  • O último dia de revisão deve ser dedicado exatamente a isso: relembrar os pontos importantes que você estudou através das notas tomadas ao longo da semana. Após isso, relaxe, tome um banho, se alimente bem e tenha uma noite de sono tranquila sabendo que você cumpriu com a sua parte.

Se você tem 1 mês:


Você tem muito tempo disponível, e o problema é exatamente esse: quando você chegar ao final de seus estudos, é muito provável que não se lembre do começo.

  • É mais válido você estudar um pouquinho todos os dias na primeira semana - o suficiente para você não se cansar de revisar a mesma coisa todos os dias novamente, a fim de memorizar o conteúdo.

Dica: Nesses primeiros dias, faça fichas de estudo com o essencial sobre cada tópico, e releia-as todos os dias. Desse modo, você decora o básico e tem as próximas três semanas pra entender e aprofundar o conteúdo.

  • As próximas duas semanas serão dedicadas à compreensão e aprofundamento daquilo que foi estudado na primeira.

Dica:combine leitura, resolução de exercícios, revisão e quiz ao longo dos dias. Dessa forma, o estudo fica mais dinâmico e o conteúdo entra de maneira mais fácil na sua cabeça.

  • Para aprofundar o estudo, realize pesquisas dentro das áreas que você compreendeu bem, e ligue-as com os conteúdos que você não entendeu muito bem. Isso ajuda seu cérebro a relacionar os conteúdos, e você se lembrará de mais tópicos.

  • A última semana de estudo deve seguir o modelo de estudo para quem tem apenas uma disponível: um último gás vale a pena; ajuda a memorizar e compreender melhor o que você aprendeu no último mês.

  • Com esse cronograma (e a sua boa vontade), você tem tudo para arrebentar no seu exame!

Dica mestra:tenha o tempo que tiver, o importante em qualquer uma das situações é manter o foco e aproveitar ao máximo a oportunidade de estudo, dando o seu melhor independente do resultado.


75 visualizações