Como Encontrar Soluções?

Olá, empreendedor! Tudo bem? Talvez você esteja meio perdido para chegar neste artigo, ou apenas procurando soluções concretas que sejam aplicáveis à praticamente todos os problemas.

Bom, as soluções prontas para serem usadas em qualquer situação não existem, mas existem algum caminhos para chegar nelas, e são esses caminhos que pretendo atalhar para você.


Em geral, quando pensamos na resolução de problemas, estamos pensando em chegar logo a solução final. O que não enxergamos é que precisamos derrotar diversos obstáculos nesse percurso - encontrar mais de uma solução.


Na sexta-feira, 11/09, rolou um bate papo na live da @ligai9 com o Fernando Ferreira e o Rafael Wink sobre como encontrar soluções para problemas do dia-a-dia. Confira aqui.


Encontrando a solução para um dos problemas mais difíceis


Vamos um pouquinho mais além? Esse vídeo do Filipe Deschamps fala um pouquinho mais sobre um dos maiores problemas que todos nós temos. Assista abaixo.

Vamos começar a traçar as soluções?


Como:


Aqui vão algumas dicas para você por em prática e começar a desenvolver soluções.

  • Operacionalize o Problema

Divida o problema em várias etapas. Em outras palavras, ache pequenas soluções para diversos problemas, que juntas terão um impacto enorme. Quebre o problema em diversas etapas, e vença-as individualmente. De problema em problema, de solução em solução, se atingem os objetivos principais.

  • Mentalidade Big Rocks First

O termo "big rocks" é muito utilizado quando se fala em produtividade. A analogia da palavra é feita quando pensamos em guardas as pedras em um pote; primeiro as maiores, e as menores vão se encaixando no espaço que sobrar. Ou seja, as "big rocks" (pedras grandes) são as nossas prioridades -o que precisa ser resolvido primeiro. Geralmente existem algumas big rocks, e precisamos nos organizar em torno delas que o restante se encaixará.

  • Desdobre as Side Quests

As side quests são, em um jogo, missões secundárias que, em geral, tendem a não influenciar muito o resultado final do jogo. Na vida real, seriam aquilo que precisamos fazer que pode não levar a um objetivo direto, mas são atividades necessárias para completar os objetivos.

  • Dê um pulo do Penhasco

Às vezes é melhor não pensar muito sobre os resultados finais e simplesmente ir fazendo. Dê um pulo no escuro e teste soluções - não existe maneira melhor de ver se algo está funcionando do que na prática. É como o MVP das startups.

É com os erros que a gente aprende, e quanto mais tempo você ficar tentando achar a solução perfeita, mais tempo você estará perdendo.


Encaixe as soluções nas pedras. Empilhe-as uma a uma. Você estará chegando a algum lugar.


Desenvolva. Impacte. i9.