Muitas pessoas têm o desejo de liderança, mas não estão dispostas a trabalhar duro ou assumir responsabilidades, ao passo que muitas outras ficam felizes em apenas seguir ordens a vida toda. No mundo dos negócios, se você é alguém com tanto a inclinação para a liderança, quanto o desejo de se desenvolver, você se torna um profissional com excepcional potencial – algo que as empresas prezam muito.
A liderança assume inúmeras formas nas mais diversas situações. Trata-se de ação, independente de posição.
Não é difícil ver por quê. Bons líderes são muito difíceis de encontrar. Alguém com a capacidade de ser tanto bom no que faz, quanto capaz de encorajar os outros a fazerem o mesmo, é uma raridade.
Um líder desempenha vários papéis: é treinador, controlador, consultor, colaborador, executor, etc. Mais do que isso, um líder é alguém que atua junto com a sua equipe, instruindo, guiando, delegando, ensinando, direcionando, orientando, corrigindo, reconhecendo e acompanhando. É o exemplo.
Este comportamento positivo é o que faz toda diferença a que um gestor seja ou não querido, respeitado, seguido e admirado por sua equipe. Sem isso, não há espaço para líder e liderados desenvolverem uma comunicação efetiva, bons relacionamentos interpessoais, motivação, engajamento, produtividade e sentirem-se verdadeiramente pertencentes ao time e à empresa.
Mas, como se desenvolvem essas habilidades?
Você precisa praticar:
Abrace as oportunidades.
Empresas juniores e ligas universitárias são um bom lugar para começar.
Nelas, você coloca em prática suas mais variadas habilidades, ao passo que se desenvolve trabalhando em equipe e desenvolvendo novas competências, aprendendo a lidar com opiniões e pessoas, em um ambiente relativamente calmo, sem grande pressão.
Para atuar em uma posição de liderança, certifique-se de que conseguirá desempenhar todas as funções básicas e requeridas; e tudo que você fizer além disso, será um bônus.
Obtenha um feedback:
Honesto, mesmo que seja doloroso.
Saiba diferenciar as críticas das opiniões.
Um bom feedback não é necessariamente aquele no qual você não precisa melhorar nada, mas aquele que dá diretrizes do que pode ser feito de outra forma, e de que maneira você pode se aperfeiçoar.
Peça um feedback das pessoas de dentro e fora da empresa a respeito do seu trabalho. Nesse contexto, você consegue uma visão 360º do seu trabalho, de pessoas que trabalham dentro do seu nicho às pessoas à quem seu serviço é destinado.
Saiba ser um
bom seguidor:
Ninguém sabe tudo, e aprender algo sobre um ponto de vista diferente pode desenvolver suas habilidades de liderança.
Assimile o que estão fazendo de certo e errado. O que você faria diferente? Que alternativas você poderia utilizar?
Mais do que isso, aprenda a ser o seguidor ideal: o que você, como líder, gostaria que um seguidor fizesse? Faça isso. Vai te fazer ver a liderança de uma perspectiva diferente, e também te ajudar a entender o que precisa ser feito, e como você pode auxiliar os seus colegas de equipe.
Aposte no potencial do
time:
Prestar atenção ao seu time é a receita para o sucesso.
Saiba explorar as habilidades de cada um dos seus colegas, desenvolvendo seus pontos fortes e suas fraquezas, de forma a beneficiar tanto o indivíduo quanto o desempenho da equipe.
Dê aos seus colegas a oportunidade de liderar também.
Crie um verdadeiro time: estimule o trabalho em equipe e o sentimento de pertencimento. Os resultados obtidos serão muito melhores, você vai ver.
Estabeleça objetivosclaros e alcançáveis:
Defina metas quantificáveis e atingíveis, e acompanhe seu progresso.
É importante saber como vai o seu desempenho como membro da equipe, e como líder.
Para descobrir, por exemplo, analise quantas vezes seus colegas te procuram para pedir sugestões, o quanto o time cresce quando você está no comando, ou o quanto se voluntariam para novas tarefas.
Monitore o seu sucesso, acompanhe seu desenvolvimento, e continue buscando resultados melhores.
Dê o seu melhorem todas as tarefas:
Fique de olho nas pequenas coisas.
Tarefas secundárias são as que mais existem, e exigem total atenção.
Elas expõe questões corriqueiras que devem ser corrigidas, antes que se tornem problemas maiores – desde a dupla da equipe que não consegue trabalhar junto, até a falta de limpeza na sala após a reunião.
Saiba ouvir:
Tão bem quanto falar.
A comunicação é um dos aspectos mais importantes de um time. Como líder, você nem sempre vai ouvir o que quer, ou se expressar da maneira correta.
O importante é saber quando falar, e quando escutar. Esteja preparado, e mantenha a compostura, mantendo o diálogo aberto com todos.
Um líder é um empreendedor nato, que sabe agir buscando o melhor rendimento do seu time e do seu negócio, entendendo que jogar com a ação e a técnica é indispensável para conseguir potencializar os resultados.