AIDALA - como essa sigla pode potencializar suas vendas?

A metodologia AIDALA é uma ferramenta do marketing utilizada por muitas organizações como uma forma de otimizar o seu processo de vendas. Esse checklist foi criado a partir do conceito básico de um funil de vendas, e as letras de seu nome remete a itens que devem ser respondidos no planejamento do marketing:


Atenção

Como, afinal, chamar a atenção de potenciais clientes? Essa fase busca entender como atrair um visitante para um site, ou uma página, com elementos visuais, assuntos de interesse e SEO. Para isso é importante conhecer o seu público, criando personas, e fazer uma promessa alinhada com uma frustração ou necessidade. Conhecendo a persona, é possível estudar o canal mais apropriado para alcançá-la, e usar a criatividade para chamar a atenção desta.


Interesse

Como despertar o interesse desses clientes por um produto ou serviço? Chamado a atenção desse cliente em potencial, é importante utilizar o conteúdo desse marketing como fonte de interesse em um produto ou serviço, ou seja, fazer com que esse cliente em potencial identifique a solução comercializada como uma necessidade sua.

Desejo

Como fazer com quem desejem adquirir o seu produto ou serviço? Uma vez criado esse interesse em um produto, é necessário tornar a aquisição desse mesmo desejosa. Isso pode ser feito, por exemplo, em um campanha online, em que sejam listadas vantagens do uso do mesmo, exemplos de sucesso e características especiais do mesmo. Essa etapa consiste em passar a ideia que a compra de um produto ou serviço pode realmente trazer uma transformação na situação atual de um cliente.


Ação

Como facilitar a aquisição do produto ou serviço? Passado todas as fases, o cliente em potencial se tornará um consumidor ao comprar o serviço. Todas as fases anteriores culminaram nessa etapa, e para isso é importante oferecer vantagens aqui também: facilitando as formas de pagamento, a escolha de um produto específico, aconselhando o melhor momento de compra, ou seja, oferecer segurança e confiança ao cliente.


Lealdade

Em muitos casos, o planejamento de venda se encerra na compra do produto. Mas como estimular a lealdade desses clientes novos é uma pergunta tão importante quanto as outras. Até então, as fases focaram em conquistar um cliente, mas a partir daqui, as atividades realizadas focam em fidelizá-lo, com um pós-venda de qualidade.


Apóstolo

Após a fidelização de um cliente, o passo mais óbvio é usar desse mesmo para divulgar a marca para novos clientes em potencial. Afinal, a satisfação de clientes fiéis é a divulgação mais barata, e também a mais efetiva que uma marca pode usufruir. Para utilizá-la, é importante criar campanhas e momentos para incentivar essa mesma.


Com o AIDALA, é possível definir o posicionamento de mercado de um produto ou serviço, definir o perfil do seu cliente, criar estratégias de vendas com base na metodologia dos 4Ps (Produto, Preço, Praça, Promoção) de marketing, simplificar o seu processo de vendas.


Ao usar a metodologia, é possível percorrer a jornada do consumidor mesmo que complexa, acelerando o processo de venda e ao mesmo tempo, evitar que o consumidor se perca, entregar a comunicação certa, reter clientes atuais, e transformar clientes em embaixadores da marca.


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