ODSs?

Atualizado: 18 de Abr de 2019

Nós não herdamos a Terra dos nossos antepassados, nós pegamos ela emprestada de nossos filhos."

Reflita um momento sobre como a humanidade trata o planeta que lhe permite viver. Você provavelmente chegará à mesma conclusão que eu: que o estilo de vida praticado pela maioria da população terráquea é insustentável. Não é a toa que em 2015, as Nações Unidas lançaram uma agenda contendo os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, e 169 alvos para demonstrar a escala e ambição desse projeto.

Em setembro de 2019, a Agenda completa 4 anos de existência. Quase um terço do prazo dado já terá passado então, e ao redor do mundo muitas técnicas criativas e inovadoras tem sido desenvolvidas com esse propósito – mas quase nenhuma é posta em prática em grande escala.

As metas estimulam ação nas áreas de importância crítica do planeta até 2030. Você conhece essas metas e as ações sendo tomadas pelo mundo?


Áreas

Pessoas: No sentido de acabar com situações de extrema pobreza e fome em todas as dimensões para garantir que o ser humano possa realizar o seu potencial em dignidade, em igualdade e em um meio ambiente saudável.

Planeta: Proteger o planeta da degradação, incluindo consumo e produção, gerenciando sustentavelmente os recursos naturais e tomando medidas urgentes em relação às mudanças climáticas.

Prosperidade: Garantir a todos vidas prósperas em que o progresso sócio-técnico-econômico ande em harmonia com a natureza.

Paz: Desenvolver sociedades pacíficas, justas e inclusivas que sejam livres de medo e violência.

Parceria: Mobilizar todos os meios necessários para tornar a Agenda global num espírito de solidariedade global.

Startups e Ideias

Empreendedorismo em sua ideia é implementar novos negócios ou novas ideias em negócios já existentes. Se existe uma coisa em que empreendedores se assemelham com heróis é na busca por uma causa. Dito isso, não é surpreendente que os 17 objetivos desafiadores lançados pela ONU tenham sido abraçados por empreendedores, gerando novas startups.

A Algama, por exemplo, busca acabar com a fome do mundo através da transformação de microalgas em fontes de comida nutritiva. A queniana BRCK busca com seu produto Moja trazer internet para todos de graça, promovendo educação de igualdade. Enquanto isso, a holandesa No Food Wasted oferece um app que permite mercados locais colocarem seus produtos em vencimento na promoção, diminuindo os gastos com desperdício.

No Brasil, a MGov criou o conceito de nudgebots: robozinhos como os chatbots, mas para mudar comportamento e formar novos hábitos. Eles são usados no setor privado e público para melhorar indicadores estratégicos de prevenção de inadimplência ou aumentar o aprendizado de alunos da rede pública.


Oportunidades para você

Se você tem uma ideia de empreendimento em uma das áreas citadas, então você tem que conhecer as centenas de oportunidades associadas com elas!


AIESEC: Organização não-governamental sem fins lucrativos, a AIESEC existe desde 1948 e em 2015, se reuniu com a ONU para promover e liderar a participação jovem no implemento das ODSs.

Sustainable Brands Innovation Open: É uma competição de plano de negócios que oferece mentorias pelas melhores cabeças do mundo.

Unreasonable Goals: Programa anual de duas semanas que busca ajudar ideias empreendedoras oferecendo mentorias, financiamento, relações governamentais e uma rede de contatos global.

SDGs and Her: Competição online para mulheres empreendedoras mostrarem como elas estão contribuindo para as ODSs.

Accelerate 2030: Programa de aceleração que apoia empreendimento com alto potencial de impacto a avançar e dimensionar seu impacto global.

Ideas for Action: Um programa conjunto do Grupo Banco Mundial e do Centro Zicklin de Pesquisa em Ética nos Negócios da Wharton School, Ideas for Action é uma plataforma de conhecimento que conecta jovens líderes em todo o mundo que são apaixonados pelo desenvolvimento futuro de nosso mundo. Todo ano, eles realizam uma competição para financiar um projeto associado com ODSs.


Esses são só alguns programas que você empreendedor pode participar. Então, está esperando o quê para tirar a sua ideia do papel?


56 visualizações