5 Livros Para Ler Sobre Empreendedorismo e Startups

1. A Startup Enxuta


O conceito de startup enxuta (ou lean startup, em inglês) começa com a história de um empreendedor chamado Eric Ries. Quando jovem, ele foi um dos responsáveis pela fundação de um fórum online chamado Catalyst Recruiting, em que universitários poderiam entrar em contato com futuros gestores em busca de oportunidades profissionais.

Além disso, Ries também prestava consultoria para duas incubadoras de startup e um fundo de capital de risco, e largou os estudos para apostar tempo e recursos na Catalyst. Infelizmente, em função de fatores como a sua inexperiência e pela economia da época, a Catalyst acabou fechando suas portas. Era o final da década de 1990 e a bolha das empresas pontocom estava a ponto de estourar.

Diversos empreendimentos ligados à internet faliram nessa saturação do mercado, e não foi diferente com a empresa do jovem Eric Ries. Após essa experiência, ele passou a atuar no Vale do Silício em empresas de tecnologia, inicialmente como engenheiro de software. Um destaque positivo dessa jornada foi com a rede IMVU, na qual atuou como CEO em 2008.

Entre o fracasso da Catalyst e o sucesso da IMVU, Eric Ries obteve a base para desenvolver uma metodologia para que as startups conquistassem sucesso baseado em seus princípios de administração. Nascia, assim, o conceito da startup enxuta.



2. 10 Mil Startups



10 Mil Startups é um guia prático para criação e desenvolvimento de uma startup, abrangendo desde a fase da ideia até os momentos de crescimento acelerado, incluindo captação de investimentos em capital de risco.

O livro traz ferramentas, dicas e cases em cada etapa, com exemplos de startups brasileiras em cada momento de criação das startups e de acesso ao ecossistema de empreendedorismo. Seja para novos empreendedores, para quem já tem uma empresa e quer desenvolvê-la ou para executivos, profissionais e interessados no tema.

Os leitores do livro recebem acesso a conteúdo online adicional, incluindo ferramentas, modelos de documentos para download e acesso a descontos e benefícios em serviços online. 10 Mil é o número de startups que Felipe Matos já apoiou ao longo de 20 anos de carreira e inúmeras iniciativas de apoio ao empreendedorismo no Brasil, como o fundo de investimentos Criatec, a aceleradora Startup Farm e o programa governamental de apoio Startup Brasil.



3. Contágio - Por Que as Coisas Pegam



O livro Contágio de Jonah Berger busca identificar o que torna alguma coisa viral. Todo ano a internet é inundada de conteúdos que explodem e se tornam conhecidos mundialmente. Há uma grande movimentação em torno do assunto e logo ele está na cabeça de todos. Em seu livro Jonah Berger decifra os princípios por trás de um viral e os apresenta de forma objetiva em 6 tópicos: moeda social, gatilhos, emoção, público, valor prático e histórias.

O autor explica que qualquer coisa que se torna viral, acontece porque apresenta algum tipo de valor para o público ou indivíduo. Esse valor não precisa ser prático e possuir uma finalidade externa. O valor está sempre relacionado ao outro e como somos vistos pelos amigos e pela sociedade em modo geral. Sendo assim, quando algo começa a ganhar público, você acaba conferindo o material, sem mesmo ter interesse nele, basta que seja algo comentado e difundido para irmos atrás de nos atualizar: não queremos estar por fora.

Fica muito claro no livro que toda dinâmica por trás do viral está relacionado a aprovação social. Estamos sempre em busca de mostrar quem somos, o que gostamos, quem valorizamos, etc. Esse impulso de falar sobre nós e mostrar nosso valor, nos leva a compartilhar e tornar alguns conteúdos, ideias, produtos, em algo viral.


4. O Poder do Hábito




Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela — ou seja, seus hábitos — foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem. Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam — e, mais importante, como podem ser transformados. Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo, têm um enorme impacto na saúde, na produtividade, na estabilidade financeira e na felicidade.

Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em O poder do hábito, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.



5. Gestão do Amanhã



O livro Gestão do Amanhã explica o cenário atual e das mudanças do mundo no que os autores chamaram de 4ª Revolução Industrial, onde a automação está presente, vários empregos estão, gradativamente, deixando de existir e que a informação está cada vez mais veloz. Mas isso significa o fim dos empregos? Não, muito pelo contrário!

Segundo os autores, surgirão muito mais empregos e podem até sobrar trabalhos, a diferença é que as pessoas terão que estudar mais, aprender, se dedicar e aqueles mais preparados passarão na frente.

Gestão do Amanhã também cita os casos atuais que deram certo e empresas que mudaram paradigmas sobre as tendências do mundo. Por exemplo, o iPod é um mero tocador de música? Não, é a primeira plataforma digital do mundo. Netflix, que mudou a forma de como consumimos filmes e séries, Tesla, que está revolucionando o mercado automobilístico, Uber, que segue revolucionando o mercado de táxis, entre muitos outros exemplos. Também há os exemplos de quem não deu certo ou de empresas gigantes que quebraram. Como não lembrar da Kodak, que não acompanhou as mudanças do mercado das câmeras digitais, ou a blockbuster..