5 Filmes Sobre Empreendedorismo Que Você Deve Assistir





1. Fome de Poder - McDonald's


O filme The Founder, traduzido para o português como o Fome de Poder, conta a história da ascensão do McDonald's. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.

No filme alguns pontos importantes sobre modelo de negócios e empreendedorismo são retratados, como: a importância de conhecer bem seu produto e seu clientes; prototipagem; inovação que entrega valor; busca por sócios com o mesmo propósito; execução de ideias e por aí vai.. Uma lição de como pensar grande!

*Filme disponível na Netflix.



2. A Grande Aposta


Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.

O longa, lançado em janeiro de 2016, é baseado em uma história real sobre quatro investidores que perceberam que a bolha imobiliária nos Estados Unidos estava prestes a explodir gerando, em seguida, a grande crise econômica de 2008, antes que os grandes bancos, a mídia e o governo pudessem prever.

Um dos pontos fortes do filme é que ele consegue explicar o tema, para quem não sabe o que foi esse período, de uma forma bem didática.

*Filme disponível na Netflix.



3. Walt Antes do Mickey



O filme conta a história de Walter Elias Disney antes do sucesso. A difícil trajetória do empreendedor até conseguir criar seu primeiro grande sucesso: o Mickey Mouse.

Walt desenhava desde criança e usava as paredes do celeiro do pai como cenário. Seu pai, obviamente, não ficava muito feliz com isso e achava que o menino deveria parar de rabiscar. Disney gostava de desenhar animais e, foi apostando nesse talento anos mais tarde, que criou um dos personagens mais carismáticos e conhecidos do mundo: Mickey Mouse

Durante o filme, Walt passa a encontrar pessoas que possuem características semelhantes às dele e se alia a elas. Se não fossem seus amigos, também habilidosos e conhecedores das artes, com força de vontade e esperançosos, talvez hoje não existissem os cartoons inspiradores de Disney. Sim, a união faz a força!

Com o filme, podemos aprender algumas lições importantes como: investir em seu talento; honestidade acima de tudo; alianças de mesmo propósito; nunca desistir dos seus sonhos.


4. A Rede Social



The Social Network traduzido para o português como A Rede Social conta a história de um estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg em uma noite de outono em 2003 se senta em seu computador e começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global. Seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso de sua rede social. Mas sua ascensão sem precedentes traz complicações legais e pessoais.

O filme aspira, e consegue em boa parte do tempo, ser o retrato de uma geração que nasceu com o boom da internet e, ao chegar à idade adulta, descobre que a interação humana não é necessária para haver interatividade.


5. Um Senhor Estagiário


Ben Whittaker é um viúvo com 70 anos que descobriu que a aposentadoria não é tudo aquilo de bom que as pessoas falam. Aproveitando uma oportunidade de voltar à ativa, ele se torna estagiário sênior de um site de moda, fundado e dirigido por Jules Ostin, com quem cria uma forte amizade.

Jules cria uma negócio que cresce exponencialmente. Esse sucesso todo faz com que os investidores da startup questionem a capacidade de Jules de comandar a empresa, eles acreditam que a falta de experiência dela possa comprometer o potencial e o sucesso da empresa. Com isso, Jules começa a duvidar de si mesma não apenas no âmbito profissional, mas também enquanto esposa e mãe.

Diante desses obstáculos, Ben mostra-se um grande aliado para Jules. Ben fascina-se pela determinação e pela capacidade dela e, por isso, tenta motivá-la a não deixar que a startup vá parar nas mãos dos investidores.

No filme além do mundo de startups, investimentos e crescimento rápido é possível aprender também que ninguém conhece o seu negócio melhor que você mesmo e que a idade não é uma fator determinante para o sucesso.

*Filme disponível na Netflix.