5 dicas de empreendedores de sucesso


Nesse artigo separamos dicas de grandes empreendedores para quem deseja começar seu próprio negócio, nomes como George Niemeyer, João Appolinário, David Velez, Alberto Saraiva, Beto Sicupira, entre outros, dão verdadeiras lições para facilitar a vida dos novos empreendedores e ajudar a superar os desafios que surgirão pelo caminho.


1. Tenha visão e busque a oportunidade.


A primeira dica de George Niemeyer, ex-presidente da Polaroid e atual chefe executivo da Multilink, é ter “olho de empreendedor”, ele explica “o olho do empreendedor é você estar no dia a dia da sua vida e você enxergar o mundo através de uma visão de um empreendedor. Você está exposto, você e outras 49 pessoas, mas 49 não enxergam aquela oportunidade e você que tem o olho do empreendedor enxerga”, para exemplificar essa situação ele cita como exemplo a Polaroid, o início do grande sucesso da empresa se deu por conta de um pergunta que uma filha fez ao seu pai, Edwin Land, durante uma viagem: “Porque não podemos ver a foto agora?”, então a partir disso Edwin teve a brilhante ideia de criar a fotografia instantânea.


Outro exemplo é a Easy Taxi, que surgiu quando Tallis Gomes estava saindo de uma reunião num dia chuvoso em São Paulo e não conseguia encontrar um táxi para ir até outra reunião, a partir dessa experiência, ele decidiu criar um aplicativo que facilitasse a busca por táxis através da internet, George complementa que foi “tudo fruto de uma experiência. [...] Naquele dia, tinham 50 caras procurando um táxi, 49 ficaram molhados, chegaram atrasados e ficaram irritados, o Tallis não, o Tallis enxergou nisso uma oportunidade”, ele teve uma visão que veio a se tornar uma empresa de grande sucesso.


João Appolinário, fundador da Polishop e o maior anunciante da TV brasileira, deixa como mensagem aos empreendedores que questionem o que estão fazendo, pois a inovação é justamente questionar aquilo que já existe, para ele, assim como Niemeyer, é fundamental buscar oportunidades onde as pessoas não estão olhando.






2. Oferecer benefícios e não apenas produtos.


João Appolinário tem isso como um lema para seus negócios, ele diz “benefícios têm valor e produtos têm preço. Eu quero exatamente oferecer coisas que as pessoas valorizam, que as pessoas estão querendo para facilitar a vida delas”, essa é uma lição encontrada em diversos outros empreendedores de sucesso, como é o caso do diretor executivo da Nipponflex, Jeferson Braz, que explica que o foco de sua empresa é ajudar a melhorar a vida e a saúde das pessoas, indo muito além do que apenas vender um produto sem um propósito.


Um empreendedor precisa ter um propósito, não dá para tentar vender um produto ou serviço apenas pensando no retorno financeiro, para Alberto Saraiva, fundador da Habibs, o que o empreendedor precisa não é ter lucro, ele precisa de clientes. O lucro é uma consequência disso, logo, o primeiro objetivo da empresa deve ser “como conquistar clientes?” e não “como ter lucro?”, dessa forma, é necessário que os clientes sejam o foco da estratégia, os produtos e serviços oferecidos precisam trazer benefícios a eles para que tenham valor acima de preço, já que são eles que possuem a decisão de compra no fim das contas.


Também podemos citar, diante dessa perspectiva, uma dica valiosa de Steve Jobs: as pessoas não sabem o que desejam até que você mostre a elas. Você precisa apresentar às pessoas o seu produto de forma que percebam o valor agregado, a utilidade, o diferencial que ele possui, para que, assim, você consiga desenvolver nelas o desejo e a necessidade de adquirir o que você está oferecendo. É muito mais complexo do que apenas colocar um preço e vender.





3. Sonhe grande


“Sonhe grande, cerque-se de pessoas melhores do que você e trate todo mundo da forma como gostaria de ser tratado” é uma lição que Beto Sicupira carrega consigo, para ele, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, mas ter um grande objetivo é o que faz o empreendedor não desistir diante dos desafios. Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul, inspira-se em Beto e afirma “eu podia ter desistido em muitos momentos. O que me fez continuar lutando e trabalhando para fazer a empresa funcionar e virar o que a Conta Azul é hoje, foi ter um sonho grande e ter visão”.


Outro grande empreendedor que fala muito sobre a importância de sonhar grande é Alberto Saraiva, ele que, antes de transformar o Habibs na potência que é atualmente, possuía a pior padaria do bairro, de acordo com suas próprias palavras. Inevitavelmente Alberto teve que superar diversos obstáculos no início de sua trajetória, mas ele não desistiu porque, segundo ele, “tinha muito mais do que aquele pequeno negócio, ali tinha um sonho, o desejo de dar certo, tinha vontade de crescer, vontade de ir pra frente”, anos depois, a pior padaria passou a ser uma rede enorme de fast-food que vende cerca de 600 milhões de esfirras por ano. Ter um grande sonho e objetivo é o que vai te dar força e te fazer seguir adiante quando as coisas complicarem.




4. Aproveitar os momentos de crise.


A dica que Alfredo Soares, sócio e vice-presidente institucional da VTEX, deixa é: “mesmo sendo clichê, o ditado “enquanto uns choram, outros vendem lenços” está acontecendo. O empreendedor que está pensando em abrir um negócio, independente de hoje ou do momento, precisa ter um plano, uma estratégia e se preparar para colocar em prática. Entender que não existe fórmula mágica ou milagres, e que é preciso foco e determinação para chegar ao sucesso.” Os períodos de crise ocorrerão invariavelmente, sem que possamos ter controle sobre isso, por isso é fundamental que o empreendedor saiba tirar proveito dessa situação, para João Appolinário “a crise muda a forma das pessoas pensarem e é nessa mudança de comportamento e na forma de pensar que nascem as oportunidades. É aquela história da “crise”: corte o ‘s’ e fique só com o ‘crie’.”





5. Aprenda com os erros


O mundo do empreendedorismo é marcado por inúmeros desafios, já que as coisas nem sempre saem como planejadas, como afirma João Appolinário: “Errar todo mundo pode, o importante é cometer sempre erros novos e agir rápido.” Inclusive, o especialista em inovação, Marcelo Pimenta, afirma que o erro, na verdade, faz parte do processo de empreender, por isso é fundamental que a empresa tenha um ambiente capaz de tolerar e lidar com os erros, visto que não existe empreendedorismo e inovação sem correr riscos.

Alberto Saraiva também fala muito sobre a necessidade de se aprender com os erros, ele relata: “O fracasso faz parte da vida. Durante esses 25 anos, eu tive alguns fracassos mas, na verdade, os fracassos foram os meus melhores amigos, foi onde eu mais aprendi. Você jamais esquece a história de um fracasso porque ele marca sua vida e a partir daí você adquire novos conhecimentos, você adquire aquilo que as pessoas que não passaram pelo fracasso não tem, então eu acho que isso é um grande ensinamento. O que não pode acontecer é que algumas pessoas fracassam e trazem isso como se fosse um fracasso pessoal, como se fosse uma incapacidade e se desvalorizam por isso. [...] É duro levantar, começar de novo, é duro você passar por uma coisa negativa, mas quando a pessoa tem o desejo de vencer e quando a pessoa acredita no sonho, independente do tempo, se vai demorar pouco ou muito, o fracasso então passa a ser algo de bom na sua vida.” Surge mais uma vez a importância de sonhar grande: nem sempre as coisas vão sair como você planeja, você vai errar em algum momento, e entender isso é fundamental para sua trajetória como empreendedor. Às vezes, ter que seguir um novo rumo, criar novos planos e novas estratégias pode ser surpreendentemente melhor que o esperado, com certeza, aprender a administrar e lidar com os erros é uma habilidade que o empreendedor precisa possuir.



“Empreender, mesmo que nas horas vagas, é uma escola para sua vida profissional. Você aprende a comunicar e divulgar melhor, entende como gerir, se vê em situações onde precisa tomar decisões difíceis.” - Vinícius Mayrink CEO da Reev

Escrito e revisado por: Amanda da Silva Martins

Referências

Empresários de sucesso: Jeferson Braz https://www.youtube.com/watch?v=ne0dK_6y8OA

Beto Sicupira: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT102581-16642,00.html

Marcelo Pimenta, especialista em inovação: https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/3-entrevistas-essenciais-para-quem-empreende-1747/

David Velez: https://forbes.com.br/negocios/2018/01/5-dicas-do-fundador-do-nubank-para-abrir-uma-startup/#foto5

João Appolinário da Polishop: https://www.youtube.com/watch?v=KMNG3uOQnrA

George Niemeyer: https://www.youtube.com/watch?v=duc518_0GLg

6 dicas: https://www.consolidesuamarca.com.br/blog/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso#1

3 empreendedores bem sucedidos contam segredos:

Ahttps://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/3-entrevistas-essenciais-para-quem-empreende-1747/

10 segredos do sucesso de Alberto Saraiva: https://www.youtube.com/watch?v=6z47YtMyon8

Vinicius Mayrink https://www.linkedin.com/pulse/por-que-abri-uma-empresa-durante-crise-e-voc%C3%AA-deveria-mayrink?trk=mp-reader-card


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