Um empreendimento social é um negócio: não se investe apenas dinheiro,
como também tempo e paixão, e o seu cliente confia em você para entregar o
seu melhor serviço. Ele não é uma segunda atividade que uma corporação pode
usar como jogada de marketing. Ele também não tem nada a ver com ego
ou com heroísmo. Existem alguns fatores imprescindíveis de serem pensados
antes de colocar sua ideia em prática.
A essência de seu empreendimento:
Afinal, o que você está tentando resolver? Como qualquer outro
empreendimento, mesmo dentro de uma grande área, é importante
conhecer o seu nicho. Educar jovens empreendedores é totalmente
diferente de educar pessoas mais velhas, por exemplo, porque suas
experiências e perspectivas de vida são acentuadamente diferentes. Qual é
o coração que faz os órgãos, os membros de sua organização,
continuamente se esforçarem? Empreendimentos sociais muitas vezes
trabalham com voluntários, portanto ter o seu propósito bem estabelecido é
imprescindível.
Não somente isso, empreendimentos sociais dependem da sua habilidade
de despertar paixão em consumidores, investidores e trabalhadores
igualmente. Existe um momento em que o empreendedor social deve deixar
os planos de negócio para trás, e deve contar uma história. Esteja sempre
pronto para esses momentos, porque são neles que você pode transmitir
sua missão.
E como você vai medir o seu impacto? Mudanças sociais são fenômenos
graduais e de longa-duração. Se você não souber os parâmetros
que pretende usar desde o seu dia zero, então muito provavelmente você estará
impactando sem perceber, ou deixando de impactar por não ter uma visão
holística.
Além de tudo, é essencial saber se a sua ideia supre a necessidade da
comunidade. Muito esforço para nada é simplesmente um desperdício.
Como ele funciona:
Construir um modelo de negócios é especialmente difícil em empreendimentos como esse – mas é uma ponte a ser atravessada de qualquer modo. Afinal, se a sua organização está impactando socialmente, mas também está perdendo dinheiro, qual dos dois fatores você deve priorizar? Um empreendimento social passará por muitos momentos de tensão – investidores precisam ver crescimento e valor em um negócio que se mantenha leal à sua missão. Escolha um modelo de negócios que possa demonstrar valor no mercado em um prazo relativamente curto.
Elkington e Hartigan elaboraram três estruturas de negócios sociais em sua obra que valem a pena serem estudadas ao montar seu negócio. Eles dividem tais em empreendimento alavancados sem fins lucrativo, empreendimentos sem fins lucrativos híbridos e empreendimentos sociais empresariais. Na primeira, a organização depende de fontes filantrópicas
externas em seu início inovando para enfrentar uma falha no mercado ou governamental. Na segunda, o modelo contém uma extensa recuperação de custos mantida pela venda bens e prestações de serviços para organizações privadas e públicas. No último, os empreendedores sociais buscam uma empresa com fins lucrativos com o objetivo dessa mesma oferecer produtos que sirvam aos interesses sociais ou ecológicos.
Como você pode financiá-lo:
Qual é o seu planejamento de capital? Investidores usualmente espera uma
despedida bem-sucedida em um período relativamente curto (algo ao redor
de cinco anos). Existem várias formas de conseguir aquele capital inicial
para dar a partida no seu negócio?
Colocar no papel: várias organizações premiam ideias inovadoras de
negócio em competições. Essa é uma ótima oportunidade para além de
conseguir dinheiro, aprimorar seu plano de negócios, receber feedback e
construir um network.
Entre em um programa: se você já tem um plano sólido, e talvez algum
capital, agora é a hora de fazer o uso do network, programas de aceleração
são uma ótima maneira de aprender e de desenvolver seu negócio em
conjunto.
Crowdfunding: é aqui que entram os patrocínios, a vaquinha entre amigos, e
o desconhecido que você encontrou na farmácia.
Conseguir um empréstimo: quando os métodos acima falharem e já não
forem mais aplicados, encontrar investidores abertos a fazer empréstimos.
Investidor Anjo: com um empreendimento mais desenvolvido e testado,
está na hora de montar um pitch e procurar por investidores. Existem várias
plataforma digitais onde você pode montar um campanha para um projeto
em um website de equity crowdfunding, e outros usuários podem aportar
fundos. É uma ótima maneira de encontrar investidores-anjo.
E não desista, você está montando algo maior que você mesmo. Acredite na
sua ideia.